Inimigos de quem trabalha e estuda: saiba como vencê-los

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Você sabia que existem verdadeiros inimigos de quem trabalha e estuda?

Equilibrar estudos e trabalho pode ser um desafio assustador! Afinal, no meio da rotina corrida, tarefas aparentemente simples podem se tornar terríveis monstros a serem enfrentados. 

Portanto, no texto de hoje, vamos te apresentar os principais inimigos dos estudantes nessa batalha diária. Além disso, forneceremos dicas valiosas para vencê-los e alcançar o sucesso acadêmico e profissional.

Dados que são importantes

A conciliação entre estudos e trabalho é uma jornada desafiadora enfrentada por milhares de estudantes em todo o mundo. 

Por isso, a falta de organização, a procrastinação e falta de organização são alguns dos problemas mais comuns que surgem no dia a dia.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Gen Z and Millennial Survey da Deloitte, apenas 46% dos millennials e dos integrantes da geração Z estão satisfeitos com o equilíbrio entre essas duas esferas da vida. 

Inclusive, um outro estudo realizado pela aliança Juventudes Potentes nos apresenta um cenário parecido. 

A pesquisa realizada com cerca de 600 jovens de 15 a 27 anos das regiões Sul e Leste de São Paulo, mostra que 44% já pensaram em abandonar os estudos e 21% já abandonaram.

O levantamento dos dados tinha como objetivo entender as “Injustiças Estruturais entre jovens na cidade de São Paulo”. E segundo os respondentes, a maior razão para desistir de estudar é a incapacidade de conciliar com o trabalho. 

Além disso, a pesquisa revela que 42% começaram a trabalhar antes dos 16, e que 72% já trabalharam e estudaram ao mesmo tempo.  Outros 26% precisam administrar outras responsabilidades ao mesmo tempo (trabalho doméstico, cuidados com parentes, filhos, estudos).

Os principais inimigos

Inimigo 1: Endividator – A Falta de Organização Financeira

O temido “Endividator” é um dos mais importantes inimigos de quem trabalha e estuda. Uma vez que representa a falta de organização financeira

Afinal, quando suas finanças estão em desordem, é difícil manter o controle sobre seus gastos e compromissos financeiros, levando ao estresse e à sobrecarga.

Como Derrotá-lo? Organize-se!

Crie um plano de gastos mensais, estabeleça prioridades financeiras e evite dívidas desnecessárias. Assim, você estará preparado para enfrentar esse chefão e conquistar sua estabilidade financeira.

Que tal se imaginar em uma jornada épica para derrotar esse terrível inimigo chamado “Endividator”? 

Encare sua planilha de gastos como uma batalha, onde cada decisão financeira representa uma escolha estratégica. 

Use suas economias e receitas como armas poderosas, trace um plano infalível para conquistar sua estabilidade financeira e derrotar esse vilão impiedoso.

Inimigo 2: Procrastinator – A Falta de Foco e concentração

O implacável “Procrastinator” é mais um dos inimigos de quem trabalha e estuda. Sendo assim, é o responsável por fazer você adiar tarefas importantes, perder o foco e a concentração nessas duas áreas da sua rotina. 

Sua presença constante pode levar à queda de produtividade e ao baixo comprometimento com seus resultados.

Como Derrotá-lo? Fuja da procrastinação!

Estabeleça metas diárias, divida suas tarefas em etapas menores e evite distrações enquanto estuda ou trabalha. 

Lembre-se: cada momento de concentração é como um golpe certeiro contra o temível “Procrastinator”. 

Quanto mais determinação e foco, mais perto você estará da vitória sobre esse inimigo ardiloso.

Em outras palavras, imagine-se em uma jornada mágica.  Nela, o vilão Procrastinator é um feiticeiro que tenta usar seus poderes para atrasar seu progresso acadêmico e profissional. 

Cada vez que você vence a tentação da procrastinação, você ganha mais experiência e se torna mais forte. 

Aprenda a dominar suas habilidades de autodisciplina e faça do seu tempo uma ferramenta poderosa para derrotar esse adversário sombrio.

Inimigo 3: Desordinator – A Falta de Organização

O temível “Desordinator” é o terceiro da lista de inimigos de quem trabalha e estuda. Ele representa a falta de organização. 

Quando sua rotina está em desordem, fica difícil conciliar suas atividades e prioridades, levando a um verdadeiro caos em sua vida acadêmica e profissional.

Como Derrotá-lo? Planeje seu Tempo!

Utilize um planner ou aplicativos de organização para planejar suas atividades diárias, estabelecer horários para estudo e trabalho. 

Ah! E não se esqueça de reservar momentos para descanso e lazer. Dessa forma, você será capaz de derrotar esse monstro e conquistar sua tão desejada harmonia entre estudos e trabalho.

Imagine que o inimigo Desordinator é uma fera desgovernada que ameaça sua paz interior e sua produtividade.

Cada vez que você organiza seu tempo, você doma um pouco mais essa criatura. Ou seja, ganha terreno em sua busca pela harmonia entre as esferas acadêmica e profissional. 

Aprenda a utilizar suas habilidades de planejamento e disciplina para enfrentar esse inimigo de forma estratégica e divertida.

Derrotando os Inimigos

Sabe esses problemas que acabamos de te apresentar na forma de inimigos de quem estuda e trabalha?

Eles são os terríveis chefões presentes no livro-jogo “Conciliando Estudos e Trabalho: A Batalha Diária“.

Esse material é fruto de uma extensa pesquisa e aprofundamento. O conteúdo é o primeiro livro-jogo do Passei Direto e do UOL Edtech.

Ele apresentou ao mercado uma nova forma de balancear essas obrigações na rotina, com um conteúdo totalmente inspirado em jogos de RPG.


A partir do momento em que você mergulha na leitura, se vê como mestre do conhecimento e enfrenta esses desafios de frente. Dessa forma, a experiência se torna muito mais empolgante e recompensadora.

E se você sente que precisa pegar suas armas para lutar contra os inimigos de quem estuda e trabalha. Seu momento chegou!

Baixe gratuitamente o livro-jogo e aprenda com mais profundidade como colocar em prática as dicas que compartilhamos neste texto. 

conciliar estudos e trabalho

Lembre-se de que o poder do conhecimento é a sua arma mais poderosa! Com ele, você poderá enfrentar todos os desafios que a vida acadêmica e profissional possam trazer.

Continue sua jornada de conhecimento e crescimento aqui em nosso blog, onde encontrará mais conteúdos valiosos para superar desafios acadêmicos e profissionais. 

Além disso, não deixe de nos acompanhar em nossos outros canais, como o YouTube, para receber ainda mais insights e informações úteis. 

Esperamos te encontrar novamente em nossos próximos textos. Até breve!

Arantxa Torquato

Arantxa Torquato

Redatora na Passei Direto

Comentários