Universitários que fazem a diferença!

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Os universitários tem cada vez mais se interessado por trabalhos voluntários. Quem releva isso foi a pesquisa Projeto Sonho Brasileiro realizado pela empresa Box 1824, que mapeou o comportamento de tendências dos brasileiros.  Universitários, em especial, revelam grande satisfação ao engajar-se em iniciativas voluntárias vinculadas à sustentabilidade, redução da pobreza ou outro trabalho com relevância social.

Existe um sentimento de solidariedade no povo brasileiro, isso é inegável. Recentemente abordamos aqui no blog o fato do trabalho voluntário ser altamente valorizado em uma oportunidade de estágio ou emprego. Além disso, criar a cultura da conscientização social e ter a noção do que é possível se fazer em coletivo faz um bem para nós mesmos.

Vemos muitas iniciativas solidárias surgindo através do meio universitário, como o Atados, uma rede criada por estudantes da USP para conectar universitários a trabalhos voluntários.

Outra iniciativa que veio do meio acadêmico foi o Teto Brasil, uma organização presente na América Latina e Caribe que busca através do trabalho em conjunto entre moradores e jovens voluntários para superar a situação de extrema pobreza em que vivem milhares de pessoas nessas regiões.

O trabalho do Teto Brasil se iniciou no Chile em 1997 por um grupo de universitários apoiados pelo jesuíta Felipe Berríos, que decidiu denunciar a situação de pobreza em que essas pessoas vivem. Como ação: construção de casas emergenciais e a realização de planos de habilitação social.

Até hoje, mais de 78 mil famílias já foram beneficiadas e mais de 400 mil voluntários mobilizados em 19 países.

Em 2006 o Teto chegou ao Brasil, está presente em 4 cidades brasileiras (Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo) e convoca voluntários universitários para irem as comunidades onde atuam para um trabalho lado a lado com as famílias mais vulneráveis.

Sabemos que o trabalho voluntário é um trabalho contínuo e que sempre há espaço para que possamos contribuir de alguma maneira.

“Não são heróis que transformam a realidade,
são pessoas como você.”

Vamos fazer a diferença?

Saiba mais:
Facebook: Teto Brasil
Site: Teto

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta