Como a linguagem corporal pode ajudar (e atrapalhar!) nas entrevistas de emprego?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Como a linguagem corporal pode ajudar (e atrapalhar!) nas entrevistas de emprego?

Entrevistas de emprego costumam tirar o sono de muitos profissionais e universitários; afinal, é um momento de avaliação que pode garantir aquela vaga tão desejada. Algo que muitos candidatos deixam de lado nesse momento é a linguagem corporal, que pode tanto ajudar quanto atrapalhar nas entrevistas de emprego. O avaliador é treinado para observar profundamente o candidato e a análise corporal é um dos pontos importantes nessa avaliação.

Isso não quer dizer que você precisa ficar nervoso e consciente de absolutamente todos os seus movimentos numa entrevista. Continue lendo e descubra como utilizar a linguagem corporal a seu favor e se sair bem em avaliações futuras!

Conexão com o entrevistador

O que acaba deixando a maioria dos candidatos nervosos e ansiosos em uma entrevista de emprego é o nítido afastamento entre o entrevistador e o candidato. Utilizar a linguagem corporal nesse momento pode nivelar a conversa e criar uma conexão com o entrevistador, fazendo com que ele o enxergue de maneira diferente e com que você se destaque.

O primeiro passo é o aperto de mãos, que deve ser feito seguindo a intensidade aplicada pelo entrevistador para mostrar que você deseja estar no mesmo nível que ele. Apertos de mão fortes demais podem parecer uma forma de conquistar o entrevistador, mas só irão fazer com que ele o veja como dominador — lembre-se de que a hierarquia da situação deve ser respeitada.

Procure inserir-se no espaço pessoal do entrevistador, mas com cautela. Sente próximo a ele e mantenha contato visual sempre que for feita uma pergunta. Outra dica é se inclinar na direção do entrevistador de maneira sutil, respeitando a distância.

Também é importante ser educado, cumprimentar todos os presentes no ambiente, pedir licença e ser sempre atencioso. Ao demonstrar educação no primeiro momento, você mostra como irá se portar no ambiente de trabalho.

Atenção à sua fala

Além de controlar o uso de gírias e de palavras repetidas, e de sempre usar uma linguagem formal, você deve dar atenção à velocidade com que fala. Uma boa dica é seguir a velocidade proposta pelo entrevistador, mas caso você tenha que liderar a conversa procure se manter no meio termo. Ao falar rápido demais você poderá demonstrar insegurança, enquanto falar de maneira muito pausada é sinal de pouca energia. Mostre que você é uma pessoa comunicativa, mas sem extrapolar o limite ao falar demais.

Cuidado com os braços

A linguagem corporal pode demonstrar o quanto você está se sentindo desconfortável e nervoso no momento. Alguns sinais inconscientes disso são cruzar os braços ou apertar as mãos. Tome cuidado com esses gestos, pois, para o entrevistador, eles demonstram distanciamento e falta de interesse. Relaxe os braços e sente de maneira confortável, mas sempre lembrando que você está em um ambiente corporativo e que exige bons modos — ou seja, nada de sentar jogado ou de maneira descompromissada.

Expressão facial

O rosto é uma das partes mais expressivas do corpo e exibe todo tipo de emoção. Para que sua entrevista transcorra da melhor maneira possível, evite franzir a testa ou apertar os olhos. Se possível, mantenha uma expressão neutra e relaxada, porque isso transmite confiança e segurança nas suas capacidades.

Utilizar a linguagem corporal a seu favor é fundamental para garantir a tão sonhada vaga, pois com essa avaliação o entrevistador consegue descobrir se você será um bom profissional ou um bom líder, por exemplo. Com as técnicas certas você poderá passar uma imagem muito mais confiável e segura nas entrevistas de emprego, impressionando e sendo um forte candidato para a vaga. Quais são suas técnicas de linguagem corporal? Participe nos comentários!

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta