Como as empresas avaliam suas redes sociais?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Como as empresas avaliam suas redes sociais?

Depois que você entra na faculdade, provavelmente seu próximo passo será a busca por emprego, e você deve saber que essa não é uma tarefa muito fácil. Os processos seletivos estão cada vez mais concorridos e as empresas usam diversas estratégias para escolher o melhor profissional.

Alguns recrutadores avaliam as redes sociais dos candidatos para ver como ele se comporta publicamente, se é tímido ou extrovertido, quais seus interesses, hobbies etc. Assim, é preciso ficar atento aos seus perfis, para que não atrapalhem sua reputação profissional.

Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter uma boa imagem nas redes sociais. Confira!

LinkedIn

O LinkedIn é uma das redes sociais mais importante para quem pretende entrar ou retornar ao mercado de trabalho. Por meio dele é possível se conectar a empresas e profissionais e se candidatar às vagas oferecidas por lá. Essa rede social tem foco exclusivamente profissional; sendo assim, evite compartilhar informações pessoais e escolha uma foto coerente com um ambiente de trabalho.

Muitos recrutadores analisam o perfil de profissionais por lá, e esse pode ser seu primeiro contato com a empresa. Por isso, mantenha suas informações atualizadas — inclusive seus dados de contato —, inclua um resumo falando sobre suas experiências e objetivos profissionais. Cuidado com a gramática: erros de português contam negativamente na avaliação do seu perfil. Caso você esteja procurando seu primeiro emprego, uma boa alternativa é destacar informações sobre seu curso, projetos realizados na universidade ou projetos voluntários.

Outras redes sociais

O LinkedIn tem um foco mais profissional, mas outras redes sociais também podem ser avaliadas pelos recrutadores. O Twitter, por exemplo, pode ser uma ótima fonte para o recrutador saber quais suas opiniões sobre assuntos polêmicos. Já pelo Facebook é possível ver seu comportamento em festas, seus interesses pessoais — a partir das páginas que você curte e dos grupos de que participa — e sua relação com amigos e familiares.

Outra rede social que oferece boas oportunidades para quem está em busca de um emprego é o Passei Direto Jobs. Muitas empresas partem dessa rede para avaliar perfis e entrar em contato com possíveis candidatos, por isso mantenha suas informações atualizadas.

Boas Práticas

Qualquer que seja a rede social, existem algumas boas práticas que podem ser adotadas. Antes de tudo, evite falar mal de trabalhos ou chefes anteriores e cuidado com as fotos que posta. Fotos com excesso de bebida e exposição exagerada do corpo podem prejudicar sua imagem profissional. Além disso, dê sua opinião sobre assuntos importantes ou de interesse geral, mas evite entrar em discussões polêmicas.

Ninguém espera uma linguagem culta nas redes sociais, mas isso não é motivo para distrair do português. Mantenha uma linguagem correta e evite palavrões. O importante de se lembrar é que você está construindo uma imagem, que deve ser positiva. Assim, mostre seus hobbies e atividades de lazer, fale sobre livros que estiver lendo e compartilhe informações sobre seu curso ou área de formação.

É preciso ter em mente que seu comportamento nas redes sociais mostra um pouco mais sobre você para outras pessoas, principalmente para recrutadores. Se você está procurando emprego, fique atento ao seu comportamento online. Procure manter seus perfis atualizados e seguir as boas práticas que mencionamos acima, assim você terá uma boa imagem profissional e um ponto positivo na avaliação da empresa!

Você se preocupa com sua postura nas redes sociais? Sabia que elas podem ser avaliadas em um processo de seleção? Nos conte suas impressões nos comentários!

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta