Como escolher atividades complementares relevantes para a carreira?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Como escolher atividades complementares relevantes para a carreira?

Em muitos casos, as atividades complementares são componentes curriculares obrigatórios para que o estudante obtenha o seu diploma ao final do curso. Porém, mais do que uma obrigação para terminar a faculdade, essas atividades são excelentes oportunidades para valorizar o seu currículo e desenvolver competências que podem ser úteis durante toda vida profissional.

Veja no post de hoje algumas dicas de atividades complementares ideais para criar um currículo atraente para as empresas e conseguir o emprego dos seus sonhos!

Pesquisa acadêmica

Os projetos de pesquisa acadêmica e de produção científica geralmente têm uma carga horária extensa, o que ajuda a atingir a quantidade de horas exigidas para conclusão do curso. Além disso, elas permitem que o aluno adquira um conhecimento profundo da sua área de atuação e aprenda na prática os conceitos estudados em sala de aula.

Cursos de especialização em língua portuguesa

Antes de pensarmos no aprendizado de um outro idioma, é importante saber como anda o seu conhecimento da língua portuguesa — ela é riquíssima e exige constante estudo e atualizações. Não se engane: mesmo que você tenha seguido a área de Exatas, será preciso se comunicar por escrito e, para isso, ter boas habilidades de redação e interpretação é fundamental.

Por isso, se esse não é o seu ponto forte, faça oficinas de redação e cursos de português para desenvolver essas habilidades e saber aplicar os mecanismos de coesão, coerência e os demais instrumentos da linguagem escrita. Esse pode ser um grande diferencial para você!

Aprenda novos idiomas

A necessidade de aprender um segundo ou até mesmo um terceiro idioma tem se tornado cada vez mais comum. Enquanto em algumas profissões esse é considerado um diferencial no momento da contratação, para outras é indispensável, sendo necessário também o conhecimento dos termos técnicos em outros idiomas.

Além disso, ter domínio de uma língua estrangeira também vai te permitir ter a experiência de um programa de intercâmbio, outro diferencial que mutias empresas valorizam.

Cursos na área de informática

Atualmente, o domínio de conhecimentos básicos de informática é essencial para qualquer área de trabalho em que você atue. Contudo, para muitas profissões, é necessário ir além dos conhecimentos básicos e ter conhecimentos avançados de informática ou até de softwares específicos. Por isso, aproveite a exigência de horas complementares para fazer cursos nessa área.

Trabalho voluntário

O trabalho voluntário, além de ser considerado uma grande contribuição social, é uma oportunidade de o aluno adquirir experiências práticas na sua área de atuação. O setor de Recursos Humanos de muitas empresas considera que os candidatos que exerceram uma atividade de trabalho voluntário são mais preparados do que aqueles que não participam deste tipo de experiência.

Experiência em empresa júnior

A empresa júnior é uma associação sem fins lucrativos que funciona exatamente como uma empresa normal. É gerida pelos alunos da própria instituição de ensino e é conhecida por oferecer serviços de alta qualidade e baixo custo ao mercado. Assim como o trabalho voluntário, é uma ótima alternativa para ganhar experiência em sua área de atuação e completar as horas de atividades complementares.

E você, gostou das nossas dicas de atividades complementares? Quer ter acesso a mais dicas sobre estudos e carreira? Curta agora mesmo a nossa página no Facebook e fique conectado com todas as novidades do Passei Direto!

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta