Confira maneiras infalíveis para se destacar no seu estágio

O estágio é uma ótima maneira do universitário adquirir as habilidades e experiências necessárias para se tornar um bom profissional. Por isso, o estagiário deve aproveitar todas as oportunidades para fazer um trabalho excelente e se destacar dos demais. Além de realizar as tarefas de maneira correta, existem outras dicas que podem ajudá-los a conseguir isso.

Vestir-se bem é uma maneira infalível de chamar a atenção de maneira positiva dos gestores e outros funcionários. Estagiários bem vestidos demonstram seriedade e passam uma imagem profissional. Lembre-se que uma imagem positiva é tão importante quanto um trabalho bem feito e mantenha em mente o mantra: “se vista para a vaga que você quer, não a que você tem”.

Além de se vestir bem é importante que você NÃO faça o papel do estagiário clássico, que só sabe buscar café e fazer cópias na impressora. Mostre que você está nessa posição para aprender a trabalhar na sua área e se tornar um bom profissional para o mercado. Dessa forma, seu chefe começará a vê-lo com outros olhos e pedir tarefas mais desafiadoras, que realmente poderão acrescentar coisas positivas a sua formação universitária.

Para parecer como um verdadeiro profissional, o estagiário deve desenvolver algumas habilidades. Uma das mais importantes é a administração do tempo disponível: ele deve dividir o tempo para realizar as tarefas, além de priorizar o que for mais urgente. Essa capacidade de tomar boas decisões, sem precisar falar com o chefe, é uma maneira eficaz de criar uma ótima impressão para todos da sua equipe.

Outra habilidade importante é aprender a lidar com diferentes pessoas e ser flexível. Nem sempre as suas opiniões serão compartilhadas com todos os seus colegas de trabalho, e você não deve se impor. O estagiário precisa aprender a se adaptar a diferentes situações e tentar contornar os problemas, sem causar ainda mais problemas. Ter esse tipo de postura é essencial para qualquer profissional.

Tomar a iniciativa e pedir ajuda quando não souber realizar uma tarefa também são atitudes essenciais para um estagiário que deseja se destacar. Aprender a aceitar desafios e demonstrar vontade de solucionar problemas causa uma boa impressão nas empresas, mas também é essencial saber assumir erros e pedir ajuda quando for necessário. Mostrar que você não sabe fazer tudo é importante porque mostra que você sabe qual é a sua posição dentro da empresa, além de demonstrar humildade.

Por fim, peça por feedback. Sabe o que o seu chefe pensa de você e da sua performance é uma peça essencial para que toda a experiência do estágio realmente valha a pena e faça a diferença na sua vida.

Tendo essas coisas em mente, desenvolver-se como um ótimo estagiário será um desafio menor e você começará a sua carreira com o pé direito. Boa sorte!

Fonte: Universia Brasil