Volta às aulas: 4 ações para começar bem o ano letivo!

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

As aulas voltam em breve e, nesse momento e já podemos começar os preparativos para ela, não é mesmo? Por isso, já é hora de começar se planejar e definir algumas coisas para que seu ano seja ainda mais produtivo, organizado e, principalmente, com objetivos e metas alcançadas. Conciliar o estágio ou outras tarefas profissionais e um bom desempenho nas matérias universitárias não é difícil, mas requer algumas preparações para que tudo saia bem.

O importante é ter em mente que prestar atenção nas aulas e fazer todos os trabalhos são apenas uma parte do que é necessário pelo bom rendimento do ano letivo. A preparação deve começar dentro de casa, estipulando horários para estudos, conferências de dúvidas, definição de metas a serem alcançadas naquele período e, é claro, colocando pausas de descanso e relaxamento entre uma atividade e outra. E para te ajudar nessa missão, listamos no post de hoje algumas dicas para fazer do seu ano letivo um sucesso! Descubra como a seguir:

Divida seus horários

A melhor forma de você conseguir administrar bem o seu tempo para os estudos é fazendo um cronograma, de preferência que fique visível, no quarto ou em um lugar a que você tenha constante acesso.

Mesmo antes de começar as aulas, você já terá disponível as matérias do semestre. Dessa forma, determine um horário para seu estudo, podendo ser de 2 a 3 horas diárias. É aconselhável que não seja mais nem menos que esse tempo sugerido, pois você pode comprometer o rendimento se for pouco tempo, ou mesmo se cansar, caso seja em excesso.

Não subestime a importância dos intervalos

De nada vale estudar horas corridas se o cérebro não tiver pausas de descanso. São nessas pausas que as ligações dos neurônios repõem a energia, e é também nessa fase que acontece a fixação interna do conteúdo estudado. Caso você estude vários conteúdos sem um tempo para descanso, a parte do cérebro responsável pelo aprendizado não é capaz de assimilá-la propriamente, correndo o risco de você esquecer o que estudou, ou pior, acabar confundindo os conteúdos.

Planeje e faça metas

Durante o ano ou o semestre, é inteligente que você determine algumas metas para seguir. Elas podem ser em relação às médias de notas, a conseguir aperfeiçoar alguma habilidade ou conteúdo específico, ou mesmo adquirir novos conhecimentos para conseguir uma bolsa de iniciação científica, projeto de pesquisa ou estágio.

Para isso, determine bem o que você quer, como você quer e em quanto tempo. Além disso, coloque também o que você precisa para conseguir alcançar esses planejamentos da melhor forma possível. Dessa forma fica muito mais fácil saber qual é o próximo passo a ser tomado em direção àquilo que você deseja.

Não se esqueça da vida social

Estudar e manter o foco é importantíssimo para crescer como pessoa e profissional, mas excesso nenhum faz bem. Principalmente se você deixar de lado os amigos, festas de família e momentos de lazer. Assim como no seu cronograma de tarefas devem constar suas atividades acadêmicas, o espaço para sua vida social também deve estar lá. Concilie suas obrigações e mantenha tudo em equilíbrio para que nada seja prejudicado.

Agora você já pode respirar fundo e começar com o pé direito o ano letivo. Com essas dicas, você tem tudo de que precisa para ter um excelente desempenho no seu semestre. Mas para melhorar ainda mais, curta nossa página no Facebook e confira outras dicas que deixarão o seu ano acadêmico ainda melhor!

Comentários

Deixe uma resposta