Tipos de TCC: conheça as diferentes maneiras de fazer o trabalho final

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Você é estudante e ainda está na dúvida de quais são os tipos de TCC que pode fazer como trabalho final?

Então esse post vai esclarecer muitas coisas na sua cabeça!

Eu sei que esse momento pode ser bem complicado, afinal, é muita pressão para entregar o trabalho e pegar o diploma, né?

Acredite… eu também já passei por isso (e mais recentemente do que você imagina)! 😅

Mas não precisa entrar em pânico. Para te ajudar, eu separei algumas dicas rápidas que vão te deixar por dentro de quais são os tipos de TCC que você pode fazer.

Ah, só um lembrete: é importante pesquisar quais são os formatos aceitos pela sua universidade, ok? Isso porque eles podem variar de acordo com cada instituição.

O que é TCC?

Primeiramente, vamos recapitular o que é o TCC?

Se você é um estudante universitário, provavelmente já ouviu falar sobre essa tão temida sigla. Ela significa “Trabalho de Conclusão de Curso” e só o nome já dá um calafrio, né? 🥵

Portanto, neste trabalho, você deve escolher um tema e desenvolver uma análise em cima dele.

Nessa parte, você pode escolher qualquer assunto que tenha te inspirado e relacioná-lo com sua graduação!

O objetivo é mostrar para a banca examinadora tudo o que você aprendeu durante os seus anos na graduação.

Porém, não existe motivo para você se preocupar, afinal, você se preparou para esse momento durante toda a sua faculdade.

Além disso, todos os tipos de TCC precisam de uma defesa para a banca examinadora. Ou seja: você precisa apresentar o seu trabalho para os professores avaliarem.

Leia também: Como mandar bem na apresentação do TCC? Dicas que vão te ajudar!

Ah! É muito importante se organizar nesse período, ok? Organização é a palavra-chave para um bom desempenho no TCC.

Pensando nisso, desenvolvemos um planner incrível para te ajudar na sua rotina.

E eu gosto de lembrar de uma coisa que uma professora minha me disse: o TCC é o seu momento de brilhar. Então, nada de nervosismo, beleza? Aproveite bastante essa experiência e vamos nessa! ✨

“Na minha graduação tem TCC?”

Pois é, estudante, nem toda graduação precisa de um TCC para ser concluída.

Isso acontece porque alguns cursos têm um foco mais prático ou voltado para o mercado de trabalho, então um TCC acadêmico não se encaixa nessa proposta.

Ou então sua universidade pode adotar exames orais, práticos ou provas finais para medir seu conhecimento.

Portanto, como é algo que varia de instituição para instituição, procure se informar direitinho de como é na sua faculdade, beleza?

Você pode conversar com os seus professores ou até mesmo com quem coordena o seu curso para tirar as suas dúvidas!

Quanto mais respostas para suas perguntas você tiver, melhor. 😉

Quais são os tipos de TCC?

Se você está aqui, provavelmente é porque tem dúvidas de quais são os tipos de TCC que você pode fazer no seu trabalho final.

E, como nunca te deixamos sem ajuda, confira abaixo os formatos de TCC mais comuns. Vale lembrar que eles podem variar de acordo com a sua universidade!

1. Monografia

Este é o tipo de TCC mais clássico, uma vez que é extenso e bem detalhado, com mais ou menos 50 páginas. Ele, que é provavelmente o monstro de sete cabeças que vive debaixo da sua cama. 😂

Brincadeiras à parte, uma monografia é um trabalho escrito que tem o objetivo de se aprofundar em um tema ou objeto de pesquisa.

Geralmente, ela é feita com uma pesquisa bibliográfica ou de campo.

Na monografia, você faz uma revisão da bibliografia existente sobre o seu tema e faz uma análise dele. Então, converse com quem vai te orientar e separe os autores que façam mais sentido para o seu trabalho.

Além disso, pode fazer a definição de conceitos, metodologias de pesquisa, entrevistas, análise de dados e de resultados obtidos. Tudo isso precisa estar seguindo os padrões da universidade, beleza?

Como é um trabalho 100% escrito, ele precisa estar formatado nas normas ABNT. Essa é outra etapa do TCC que demanda bastante atenção, por isso, faça não deixe para a última hora!

Se eu fosse você, assistiria esse vídeo abaixo também, hein. 👀

E tem vários exemplos de monografias disponíveis online para você checar o formato!

Uma monografia pode seguir em duas direções de análise. E você está com muuuita sorte hoje, porque trouxe as duas aqui embaixo. Se liga só:

Revisão da bibliografia

Como eu falei lá em cima, a revisão da bibliografia é você pegar alguns livros, textos e artigos que conversam com o seu tema e usá-los como base para o seu TCC.

Isso significa que você vai dialogar com os autores, citá-los direta ou indiretamente, explicar conceitos e fazer uma base teórica bem forte. É a bibliografia quem vai trazer peso para o seu trabalho.

O objetivo deste método é trazer os conceitos base para uma abordagem mais moderna (a sua!), além do que já foi dito pelos autores.

Mas a revisão da bibliografia não é o único tipo de monografia que envolve teoria, tudo bem? Praticamente todos os tipos de TCC precisam estar fundamentados nos autores estudados durante a graduação.

Estudo de caso

O estudo de caso dialoga muito com o tópico que conversamos aí em cima. Isso porque eles se complementam bastante.

Esse termo significa fazer uma análise profunda sobre um caso ou acontecimento.

Por exemplo, imagine que você está fazendo um TCC sobre a história da educação. O seu estudo de caso pode ser de como o Passei Direto ajuda milhões de estudantes a conseguirem a sua tão sonhada aprovação. 😉

O objetivo desta técnica é analisar e extrair conclusões relevantes para o seu campo de atuação.

2. Artigo científico

Um artigo científico também é um trabalho escrito, mas, diferente da monografia, é bem mais reduzido.

A quantidade de páginas deste tipo de TCC varia de acordo com cada instituição, mas está entre 8 e 20 páginas. Você até deu um suspiro de alívio agora, né? 😂

Neste trabalho, você faz uma análise mais curta e direta ao ponto, sem a necessidade de fazer introdução, desenvolvimento e conclusão.

Além do mais, não só pode, como deve fazer a argumentação baseada na literatura da área do conhecimento.

Leia também: Como escrever um artigo acadêmico? Dicas para você arrasar!

Lembrando que este modelo é mais comum na área de ciências biológicas, em cusos como Biologia e Farmácia, beleza?

3. Projeto prático

Se você é uma pessoa que gosta de colocar seus conhecimentos em prática, este é o tipo de TCC perfeito.

Sobretudo porque ele é exatamente como o nome diz… ele é um trabalho prático. ✨ (Sei que estou sendo repetitivo, mas você já pegou a ideia, né?)

Neste projeto, você deve, também, escolher o seu tema e a linha de análise. Mas, diferente da monografia ou do artigo, precisa produzir um produto.

Por exemplo, pode entregar um mini documentário em vídeo, um podcast, um aplicativo ou até mesmo um livro impresso. São muitas opções!

Este tipo é mais comum em áreas como Design, Arquitetura ou Ciência da Computação, por exemplo, mas isso não exclui o seu curso! Novamente, é muito importante conversar com professores e a coordenação da sua faculdade.

Porém, se a sua intenção era se livrar da parte escrita, não trago boas notícias. 😔

Junto ao projeto prático, você deve entregar um relatório contando todo o processo de criação, os materiais que utilizou, a metodologia, detalhes técnicos, etc. Os professores precisam ficar cientes de tudo isso!

Este relatório é muito importante e conta como parte da sua nota, então faça ele com bastante dedicação.

Benefícios de um TCC

Espera aí! Antes de você ir embora, se liga em alguns benefícios que fazer um TCC pode trazer para você (vou ser rápido, eu juro 😅).

Primeiramente, você desenvolve as suas habilidades de pesquisa e escrita acadêmica. E esse é um conhecimento que você vai levar para a vida toda, mesmo que não siga na carreira de academia!

Além do mais, um TCC intensifica o seu pensamento crítico, uma vez que precisa realizar uma análise bibliográfica ou um estudo de caso.

E quem disse que TCC não te ajuda na sua vida pessoal também? Fazer um trabalho tão importante e complexo quanto esse ajuda a colocar em prática a sua autonomia e a sua autodisciplina para cumprir prazos.

Eu poderia ficar horas escrevendo sobre mais benefícios do TCC, mas acho que vou falar só mais um! Para finalizar, este momento te prepara para o mercado de trabalho.

Principalmente porque você precisa defender a sua análise (ou “vender o seu peixe” para os íntimos) e falar em público.

Isso é muito importante em entrevistas de emprego e processos seletivos. Desenvolver essa habilidade logo na faculdade vai te ajudar muito!

Leia também: Como falar em público e qual a importância disso?

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os tipos de TCC mais comuns, deu até vontade de botar a mão na massa e fazer o seu, né? 👀

Então, não se esqueça de que o Passei Direto tem alguns textos e artigos disponíveis para você utilizar na sua base teórica! Pode contar com a gente. 🧡

E, se esse post te ajudou, envie para os seus amigos universitários também. Quem sabe não tem alguém que esteja precisando de uma forcinha ou um incentivo para tirar suas ideias do papel? 🚀

Comentários