Inscrições do Enem 2020: tudo que você precisa saber

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Apesar de várias alterações no calendário devido ao coronavírus, o Enem continua certo esse ano. Mas com uma mudança importante: agora, o estudante poderá fazer a prova online ?

Bateu um friozinho na barriga? Relaxa! Sabemos que novidades causam um certo agito, mas com tudo mapeado não há motivos para se preocupar. 

Para te ajudar com esse novo calendário, separamos as datas principais para você se organizar direitinho. Se liga só:

Prazo de inscrições 

As inscrições do Enem vão do dia 11 ao dia 20 de maio. Para se inscrever, assista a esse tutorial, que mostra passo a passo. A taxa do exame é de R$ 85 e deverá ser paga até o dia 28 de maio. 

Lembre-se de realizar o pagamento via aplicativo do seu banco, se possível, para evitar aglomerações. Além de ser beeem mais rápido e facilitar sua vida, isso também ajuda a combater o coronavírus ?

Prazo de isenções

Se você não pode pagar a prova, precisa fazer um pedido de isenção através do site enem.inep.gov.br/participante

Os pedidos já começaram na segunda, dia 6 de abril, e vão até as 23h59 do dia 17 de abril (mas não deixe para o último minuto, hein!).

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a isenção só é dada para quem se enquadra em um dos perfis abaixo:

  • Está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Ah, importantíssimo: mesmo isento, você precisa se inscrever na prova, beleza? Então fique de olho no prazo!

Não vai fazer a prova? Lembre-se de justificar sua ausência

Se você faltou a prova no ano passado e/ou não poderá comparecer esse ano, é necessário justificar sua ausência aqui na página do participante. O prazo vai até o dia 17 de abril. 

Caso a sua justificativa seja negada, você poderá recorrer da decisão entre os dias 27 de abril e 11 de maio, também na página do participante.

Data das provas

Sem dúvidas, a grande novidade do Enem esse ano é a prova digital. Mas o que significa isso? 

Antes, é importante deixar claro: o estudante que optar pelo Enem digital não faz o Enem impresso e vice-versa. 

E, apesar dos formatos diferentes diferentes, ambas as provas continuam sendo presenciais

Ou seja: se você optar pelo Enem digital, deverá realizá-lo em um local determinado, não do computador da sua casa. 

Confira as datas das provas de cada modalidade:

Enem impresso

O Enem impresso ocorrerá nos dias 1º e 8 de novembro. Nos dois dias, os portões abrem às 12h e fecham às 13h.

No dia 1º, o exame será das 13h30 às 19h. As provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já no dia 18, o começo será também às 13h30, mas o encerramento será às 18h30. As provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Para ficar por dentro dos detalhes do Enem impresso, clique aqui e leia com atenção o edital.

Enem digital

O Enem digital ocorrerá nos dias 22 e 29 de novembro. Nos dois dias, os portões abrem às 12h e fecham às 13h.

No dia 22, o exame será das 13h30 às 19h. As provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já no dia 29, o começo será também às 13h30, mas o encerramento será às 18h30. As provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Para saber mais sobre essa edição digital, clique aqui e leia atentamente o regulamento antes de se inscrever, ok?

Essa modalidade só estará disponível para 100 mil participantes. Então, se você tem interesse, inscreva-se o mais cedo possível.

Divulgação dos resultados

Os resultados do Enem serão divulgados em janeiro de 2021, mas até o fechamento dessa matéria a data oficial não foi definida. Fique de olho no cronograma do Inep para mais informações. 

Datas anotadas, prazos em mente? Pronto: agora é só focar em estudar. E nada de fazer isso sozinho, viu? 

Conte com o Passei Direto para essa jornada intensa de estudos. Em nossa rede, você encontra vários especialistas em Enem para te ajudar a mandar bem na prova. 😉



Comentários