Mãe e estudante: exemplo dentro de casa e na sala de aula


Apesar de pesquisas recorrentes mostrarem que a maioria das mulheres brasileiras se divide em uma dupla jornada todos os dias, pouco ainda é dito sobre mulheres com jornadas triplas, como a Claudia Pereira. Estudante de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP), ela é mãe e se divide entre a faculdade, os filhos e o trabalho produzindo salgados e doces para fora.

Dia-a-dia atribulado

Para Claudia, a rotina de cuidar da família e acompanhar as aulas da faculdade não é fácil e se torna uma constante correria. Somado a isso, ela ainda continua buscando um emprego formal e confessa: já pensou em desistir.

“Já cogitei isso, sim, mas meu marido me dá muita força. Ele sempre me lembra que sou uma guerreira.”

Por falar no esposo, a saudade também é sentimento bem presente nessa rotina. O marido de Claudia vive no Rio de Janeiro, com o filho mais velho do casal, onde os dois trabalham. Claudia continuou em Salvador, cuidando do caçula, de 14 anos.

Apesar da saudade de ter a família completa por perto, Claudia tem o apoio dos colegas de classe, já que muitos vivem uma situação parecida. Uma de suas amigas mais próximas da faculdade, por coincidência, também se chama Cláudia e é mãe de duas meninas. A experiência compartilhada uniu as duas.

Rotina de estudos

Claudia e a colega tem o costume de estudarem juntas e trocam impressões sobre a experiência de serem mães e estudantes ao mesmo tempo. Ela conta que, eventualmente, tem dificuldades para entender os tópicos explicados pelo professores e sai da aula com algumas dúvidas.

“Foi numa dessas vezes que descobri o Passei Direto. Conseguia tirar minhas dúvidas com os livros e as videoaulas, principalmente.”

Para Claudia, é o estímulo da família e o desejo de ser um exemplo para os filhos que permitem continuar sua jornada. Mesmo já tendo considerado desistir, ela enxerga na educação e na conquista do diploma um grande futuro, não só para ela, mas para toda a família. Isso é o que a mantém sempre seguindo em frente.