Logo Passei Direto

ARGUMENTACAO E LINGUAGEM - Prova 2-1

Ferramentas de estudo

Solved questions

Material
Study with thousands of resources!

Solved questions

Text Material Preview

/
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 2º 
Disciplina: Linguagem e Argumentação 
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL P 2 
Professora: Pós Doutora Nara Sgarbi 
ORIENTAÇÕES 
1.Nas respostas das questões dissertativas que envolvam a elaboração de texto (seja breve ou longo) serão observadas, para além do conteúdo, a coesão, a coerência, a organização das ideias, a paragrafação, a ortografia, a acentuação e a textualidade. 
2.Nenhum parágrafo poderá ter menos de 4 linhas. 
3.Questões dissertativas devem ser desenvolvidas obrigatoriamente no espaço delimitado RESPOSTAS PARA AS QUESTÕES EXPOSITIVAS e questões objetivas respondidas somente no gabarito. 
4-Cada uma das questões vale de 0,0 a 1,0.
 Gabarito para as questões objetivas 
	1 B
	2 A
	3 D
	4 C
	5 A
	6 A
	7 D
	8 E
RESPOSTAS PARA AS QUESTÕES EXPOSITIVAS 
9. R: O chargista quis dizer: não adianta a construção civil crescer sem responsabilidade ambiental, se ela não tem um lugar adequado para descartar seus resíduos de forma correta. Porque a construção civil esta avançando com seus projetos, mas ela não esta respeitando o meio ambiente, simplesmente está lançando todos os seus resíduos no leito de um rio e causando a maior destruição na natureza. 
 
10. R: Os conhecimentos necessários para interpretar uma propaganda são: conhecimentos linguísticos, conhecimentos gerais (enciclopédicos), conhecimentos específicos (pessoais), conhecimento textual, conhecimento de linguagem figurada, linguagem morfológicas, conhecimentos institucionais, culturais e sociais.
Questões objetivas
1-A partir da concepção de leitura como construção de sentidos, é possível afirmar que: 
I) A leitura é vista como um ato mecânico e ao leitor cabe apenas identificar o significado dos itens linguísticos; o texto nada mais é do que um objeto do qual o leitor é receptáculo de suas informações.
II) Na escola, a visão de leitura mais adequada é a de leitura como decodificação, como decifração de um sentido único e absoluto, de uma leitura única, possível e correta ditada pelo professor e/ou pelo livro didático.
III) Só podemos ser sujeitos ativos no processo de leitura se assumirmos a responsabilidade de dialogarmos com o texto, compreendê-lo e só então adotarmos uma atitude crítica frente às ideias nele expostas
IV) Os elementos formais do texto confrontados com o conhecimento prévio do leitor e com os seus esquemas mentais socialmente adquiridos estão em conjunção e daí surge a construção dos sentidos.
É correto apenas o que se afirma em:
A) I e II
B) III e IV
C) I, III e IV
D) I, II e III
E) I, II, III e IV
2-Sobre as distinções e relações entre língua falada e língua escrita, é possível afirmar que: 
I-É sabido que há distinções entre a língua falada e a língua escrita, contudo, existe a fala que se aproxima muito da escrita informal, e que há a escrita que se aproxima muito da fala formal.
PORQUE
II-O grau de formalidade ou não na interação verbal, portanto, vai depender do contexto em que ela se dá, já que para cada momento de comunicação utilizamos uma das variedades que se encontram entre o contínuo dos polos escrita formal e fala informal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
A)	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B)	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
C)	 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)	 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
E)	As asserções I e II são proposições falsas
3-Sobre as características constitutivas do gênero resenha e resumo, avalie o que segue.
I) Resenhar significa destacar as propriedades de um objeto, mencionar seus aspectos mais importantes, descrever as circunstâncias que o envolvem, sempre de acordo com uma intenção/finalidade previamente definida pelo resenhador.
II) Resumo é a condensação breve, a apresentação concisa das ideias mais importantes de um texto; sua característica básica é a fidelidade às ideias do texto.
III) A resenha crítica é um resumo comentado, uma apreciação crítica sobre determinada obra/fato, ou seja, além de fazer o resumo, acrescenta-se uma avaliação, julgamento(s) de valor, apreciação, crítica.
IV) A estrutura da resenha envolve um plano sequencial, lógico, com introdução, desenvolvimento e conclusão, que mostra o fio condutor delineado pelo autor do texto a ser resumido.
É correto apenas o que se afirma em:
A) I e II
B) III e IV
C) I, III e IV
D) I, II e III
E) I, II, III e IV
4-Considerando os elementos textuais que constituem o processo de construção de sentido, avalie as afirmativas.
I) A ideia de implícito em um texto está naquilo que está presente pela ausência, ou seja, o conteúdo implícito pode ser definido como o conteúdo que fica à margem da discussão porque ele não vem explicitado no texto.
II) Os componentes explícitos são outras maneiras diferentes de se dizer o que se disse e que significa com nuances distintas etc.
III) As diferentes possibilidades de veiculação de sentido demonstram a capacidade dinâmica da linguagem, e pedem uma maior atenção no seu processo de interpretação.
IV) No sentido de avançar no processo de leitura é precisa que o ensino aconteça de modo centrado no texto, enfocando processos de leitura, em que o aluno ultrapasse o nível de decodificação/ codificação e reconheça as ideias explícitas e as implícitas, que estão no contexto de produção e na interação.
É correto apenas o que se afirma em:
A) I e II
B) III e IV
C) I, III e IV
D) I, II e IV
E) I, II, III e IV
5- Assinale a alternativa verdadeira:
 
I - A língua existe na coletividade.
II - Na fala, vários usuários fazem uso de um padrão coletivo.
III- A fala pode ser considerada a soma do que as pessoas dizem e compreendem.
IV- A fala é uma soma de sinais depositados em cada cérebro, mais ou menos
 como um dicionário.
V- Os fatores históricos e geográficos estão diretamente ligados à língua.
a) As alternativas I e II são verdadeiras.
b) As alternativas II e III são verdadeiras.
c) As alternativas I, III e V são verdadeiras.
d) A alternativa correta é apenas a IV.
e) Todas estão corretas.
6- Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I- Por coerência figurativa entende-se a articulação harmônica das figuras do texto, com base na relação de significado que mantêm entre si.
PORQUE
II- A ruptura dessa coerência pode produzir efeitos desconcertantes, uma vez que todas as figuras que pertencem ao mesmo tema devem pertencer ao mesmo universo de significado.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
7- Considerando que um texto não é um aglomerado de frases, avalie as afirmativas seguintes:
 
I) É necessário considerar que para a realização uma boa leitura, deve-se sempre levar em conta o contexto em que está inserida a passagem a ser lida.
II) Os elementos da situação em que se produz o texto podem dispensar maiores esclarecimentos e dar como pressuposto o contexto em que ele se situa.
III) Para melhor compreender um texto é necessário considerar que nenhum texto é uma peça isolada, nem a manifestação da individualidade de quem o produziu.
IV) Para entender qualquer passagem de um texto, é necessário buscar um diálogo com as demais partes que o compõem, sob pena de dar-lhe um significado condizente ao que ela de fato tem.
É correto o que se afirma em:
 
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV
8-
 I. A língua falada é mais solta, livre, espontânea e emotiva,pois reflete contato humano direto.
 
II. A língua escrita é mais disciplinada, obedece às normas gramaticais impostas pelo padrão culto, dela resultando um texto mais bem elaborado.
 
III. A linguagem culta, eleita pela comunidade como a de maior prestígio, reflete um índice de cultura a que todos pretendem chegar.
 
IV. A linguagem popular é usada no cotidiano, não obedece rigidamente às normas gramaticais. (Fonte: http://blogdaprofessoralou.blogspot.com.br/2012/07/semana-niveis-de-linguagem.html)
 
Sobre as afirmações acima:
a) apenas I e II estão corretas.
b) apenas II e III estão corretas.
c) apenas II, III e IV estão corretas.
d) apenas III e IV estão corretas.
e) todas estão corretas.
Questões dissertativas
9-Observe e interprete a charge que segue, depois redija um pequeno texto explicando o que o chargista pretendeu demonstrar.
Máximo 10 linhas.
 
 
R: O chargista quis dizer: não adianta a construção civil crescer sem responsabilidade ambiental, se ela não tem um lugar adequado para descartar seus resíduos de forma correta. Porque a construção civil esta avançando com seus projetos, mas ela não esta respeitando o meio ambiente, simplesmente está lançando todos os seus resíduos no leito de um rio e causando a maior destruição na natureza. 
 
10- Que conhecimentos prévios são necessários para interpretar a propaganda que segue? Máximo 10 linhas. 
R: Os conhecimentos necessários para interpretar uma propaganda são: conhecimentos linguísticos, conhecimentos concretos(enciclopédicos), conhecimentos específicos (pessoais), conhecimento textual, conhecimento de linguagem figurada, linguagem morfológicas, conhecimentos institucionais, culturais e sociais.
	
Boa prova!!!! Sucesso!!
Professora Pós Doutora Nara Sgarbi 
image1.png
image2.jpeg
image3.jpeg