Logo Passei Direto

ARGUMENTACAO E LINGUAGEM- Avaliativa Especial - Prova 1

Ferramentas de estudo

Solved questions

Material
Study with thousands of resources!

Solved questions

Text Material Preview

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 2º 
Disciplina: Linguagem e argumentação 
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL P 1 
Professora: Pós Doutora Nara Sgarbi 
ORIENTAÇÕES 
1.Nas respostas das questões dissertativas que envolvam a elaboração de texto (seja breve ou longo) serão observadas, para além do conteúdo, a coesão, a coerência, a organização das ideias, a paragrafação, a ortografia, a acentuação e a textualidade. 
2.Nenhum parágrafo poderá ter menos de 4 linhas. 
3.Questões dissertativas devem ser desenvolvidas obrigatoriamente no espaço delimitado RESPOSTAS PARA AS QUESTÕES EXPOSITIVAS e questões objetivas respondidas somente no gabarito. 
4-Cada uma das questões vale de 0,0 a 1,0.
Gabarito das questões objetivas 
	1 D
	2 C
	3 A
	4 A
	5 C
	6 E
	7 C
	8 D
RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISSERTATIVAS
9- A leitura se faz extremamente importante para toda e qualquer profissão que venhamos exercer. 
		A leitura é muito importante para a formação do cidadão de forma geral, ela estimula a criatividade, aumenta o vocabulário, melhora o conhecimento, e ajuda na concentração para desenvolvimento textual. Contudo, é de suma importância que todo cidadão e principalmente os profissionais tenha o habito de leitura para que ele possa se expressar bem, realizar relatórios, reuniões, desenvolvendo assim suas habilidades de tal forma que o seu senso critico fique mais apurado em suas negociações, e tenha maior capacidade de persuasão e sem contar que o habito da leitura esta ligada diretamente a necessidade do conhecimento para o desenvolvimento de qualquer uma profissão que se escolha. E através da leitura que o profissional vai aprimorar e desenvolver sua profissão de modo que ele se destaque na sua área profissional. Saber ler e entender um relatório e poder argumentar com persuasão, é uma ferramenta essencial para qualquer profissional e principalmente se ele for um empreendedor, precisara se articular muito bem nas suas palavras e desenvoltura no falar e argumentar , para desenvolver bem o seu negocio e fazer ele dar certo. Mediante isso, o habito da leitura é extremamente necessário para todo cidadão.
10. Não concordo! Porque o termo utilizado não tem haver com a classe social e sim com o termo regional. Cada região vai usar um termo diferente para esse tipo de alimento. Por exemplo: No Rio de janeiro, ela e conhecida como mandioca ou aipim. Ou podemos usar outro exemplo: tangerina no Rio de Janeiro, e no Sul do Brasil; bergamota, ou ate mesmo em Minas gerais, que e conhecida como mexerica. Esta condicionado a região do emissor. 
QUESTOES OBJETIVAS
1-Considerando as concepções de linguística da língua e linguística da fala, avalie as afirmativas a seguir:
I-A língua é considerada uma estrutura constituída por uma rede de elementos, em que cada elemento tem um valor funcional determinado.
II- A fala depende da língua para ser inteligível e a língua depende da fala para que se estabeleça historicamente.
III- A fala é particular, é um dado individual, é diferente para cada pessoa, é a concretização da língua. A fala é concreta, real e individual.
IV- A evolução de uma língua depende de seus falantes, ou seja, evolui na proporção que seus usuários evoluem. Nesse sentido a inserção de uma nova palavra no vocabulário de uma comunidade, está dissociada da convenção social.
 É correto apenas o que se afirma em :
a) I e IV.
b) II e IV.
c) II, III e IV.
d) I, II e III.
e) IV e III.
 
2- Assinale a alternativa verdadeira:
I - A língua existe na coletividade.
II - Na fala, vários usuários fazem uso de um padrão coletivo.
III- A fala pode ser considerada a soma do que as pessoas dizem e compreendem.
IV- A fala representa o lado social da língua. 
V- Os fatores históricos e geográficos estão diretamente ligados à língua .
a) As alternativas I e II são verdadeiras.
b) As alternativas II e III são verdadeiras.
c) As alternativas I , III e V são verdadeiras.
d) A alternativa correta é apenas a IV.
e) Todas estão corretas.
 
3-Sobre resenha e resumo é correto afirmar que :
a) A resenha é caracterizada por ,exclusivamente, condensar as ideias principais utilizadas pelo autor para explanar um pensamento e transmitir as ideias principais de um texto sobre determinado conteúdo. 
b) Na resenha são apresentados pontos de vista sobre o conteúdo de determinada obra ,sobre a intenção do trabalho; o contexto de sua produção, entre outros aspectos que variam a depender do objeto avaliado.
 c) O resumo tem a intenção única de opinar sobre as principais ideias utilizadas pelo autor em um texto. Trata-se de uma síntese bem subjetiva sobre o assunto apresentado.
d) A resenha não é um texto opinativo e não permite, sob forma alguma , a utilização da primeira pessoa do singular na elaboração do conteúdo. 
e) Na resenha não podem ser apresentados pontos de vista sobre o conteúdo de determinada obra ,sobre a intenção do trabalho; o contexto de sua produção, entre outros aspectos que variam a depender do objeto avaliado. 
4-Os filhos de Anna eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
 A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas:
a) assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso.
b) expressa o mesmo conteúdo nas duas situações em que aparece no texto.
c) quebra a fluidez do texto e prejudica a compreensão, se usado no início da frase.
d) ocupa posição fixa, sendo inadequado seu uso na abertura da frase.
e) contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão do leitor.
5-
I-O padrão formal está diretamente ligado à linguagem escrita, restringindo-se às normas gramaticais,de um modo geral, razão pela qual categoricamente escrevemos da mesma maneira que falamos.
PORQUE
II-Ao falar, as pessoas podem ainda recorrer a outros recursos para que a comunicação ocorra ,pode-se pedir que se repita o que foi dito, há os gestos, etc. Já na linguagem escrita, a interação é mais complicada, o que torna necessário assegurar que o texto escrito dê conta da comunicação. 
Considerando-se essas assertivas, é correto afirmar que:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não possui relação com a I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II está relacionada a I.
6-Qual das linguagens apresentadas a seguir pode ser considerada a mais importante:
a) A linguagem escrita, devido à sua estrutura mais formal e correta gramaticalmente.
b) A linguagem oral, por ser mais utilizada no cotidiano.
c) A linguagem não verbal, por ter a capacidade de substituir as linguagens oral e/ou escrita.
d) Nenhuma das linguagens, pois elas não possuem importância ,apenas cumprem alguns requisitos complementares de comunicação .
e) Uma linguagem não é melhor ou pior que a outra: cada uma tem sua aplicação.
7- Observe os elementos da comunicação: 
I) Emissor: Revista Veja
II) Receptor: os leitores da publicação.
III) Canal: língua portuguesa
IV) Código: mídia impressa
V) Contexto ou referente: principal - bullying nas escolas
VI) Mensagem: Abaixo a tirania dos valentões (principal).
Está(ão)INCORRETOS:
a) III, IV
b) IV, VI
c) V e VI
d) I, III
8- Analise a imagem abaixo e assinale a única letra correta:
a) A imagem acima representacomo os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o código são gestos.
b) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o canal são gestos.
c) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o emissor foi demitido.
d) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o receptor não captou a mensagem correta.
e) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o emissor não captou a mensagem correta.
QUESTÕES DISSERTATIVAS 
9- “A leitura faz-se extremamente importante a toda e qualquer profissão que venhamos a exercer.”(Sgarbi, 2016)
A partir da citação acima elabore um texto que tenha um parágrafo e não ultrapasse as dez linhas expondo sua opinião sobre a mesma, mas sem usar a primeira pessoa do singular. 
 A leitura se faz extremamente importante para toda e qualquer profissão que venhamos exercer. 
		A leitura e muito importante para a formação do cidadão de forma geral, ela estimula a criatividade, aumenta o vocabulário, melhora o conhecimento, e ajuda na concentração para desenvolvimento textual. Contudo, e de suma importância que todo profissional tenha o habito de leitura para que ele possa se expressar bem, realizar relatórios, reuniões, desenvolvendo assim suas habilidades de tal forma que o seu senso critico fica mais apurado em suas negociações, maior capacidade de persuasão e sem contar que que o habito da leitura esta ligada diretamente a necessidade do conhecimento para o desenvolvimento de qualquer uma profissão que se escolha. E através da leitura que o profissional vai aprimorar e desenvolver sua profissão de modo que ele se destaque na sua área profissional. Saber ler e entender um relatório e poder argumentar com persuasão, e uma ferramenta essencial para qualquer profissional e principalmente se ele for um empreendedor, precisara se articular muito bem nas suas palavras e desenvoltura no falar e argumentar , para desenvolver bem o seu negocio e fazer ele dar certo. Mediante isso, o habito da leitura e extremamente necessário para todo cidadão.
 
10-Leia a afirmativa que segue e exponha se você concorda ou não com a mesma e justifique sua escolha.
Se a resposta que não tiver a justificativa não será avaliada.
“Quando um falante usa o termo macaxeira, em vez de mandioca, demonstra pertencer a uma classe social baixa.”
Não concordo! Porque o termo utilizado não tem haver com a classe social e sim com o termo regional. Cada região vai usar um termo diferente para esse tipo de alimento. Por exemplo: No Rio de janeiro, ela e conhecida como mandioca ou aipim. Ou podemos usar outro exemplo: tangerina no Rio de Janeiro, e no Sul do Brasil; bergamota, ou ate mesmo em Minas gerais, que e conhecida como mexerica. Esta condicionado a região do emissor. 
Boas reflexões!!!
Professora Pós Doutora Nara 
image1.png
image2.jpeg
image3.png