Logo Passei Direto
Material
Study with thousands of resources!

Text Material Preview

Brenda Amengol
ÉTICA – OAB
Infrações e Sanções Disciplinares. 
SANÇÕES DISCIPLINARES
O Capítulo IX da Lei n° 8.906/94 – Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil – é o que dispõe sobre as Sanções e Infrações Disciplinares imputáveis aos profissionais da advocacia. Trata-se de normas disciplinares proibitivas de condutas indesejadas, consideradas atentatórias aos deveres éticos dos advogados e estagiários. Para cada um dos tipos das sanções, o Estatuto prevê sanções específicas (art. 35), quais sejam, CENSURA, SUSPENSÃO, EXCLUSÃO E MULTA, sendo a última uma sanção acessória às demais. As sanções estão disciplinadas separadamente (art. 36 a 39) do EAOAB.
CENSURA
Trata-se da sanção mais branda, assim, é aplicada para infrações menos graves. Tal sanção não é publicada, ou seja, ninguém além do advogado e da OAB ficam sabendo do fato. Entretanto, será registrada nos assentamentos do inscrito (deixa de ser primário).
Atenção para não confundir censura com a advertência!
A advertência, prevista no artigo 40 do Estatuto da Advocacia e da OAB, é uma alternativa à sanção de censura diante de circunstância atenuante.
A advertência não é publicada e, por sua vez, não vai ser registrada nos assentamentos do inscrito, mas consta em ofício reservado (só a OAB sabe do caso). Além disso, a advertência não é considerada para fins de primariedade.
Infrações puníveis com censura:
a) Violar sigilo profissional sem justa causa;
b) Violar o Código de Ética e Disciplina.
SUSPENSÃO
Trata-se de uma sanção para infrações na maioria relacionados a honorários. Como regra geral, impede o exercício da advocacia em todo o território nacional por 30 dias a 12 meses. Exceções:
a) Deixar de pagar anuidade da OAB (suspenso de 30 a 12 meses e permanecerá suspenso até prestar contas);
b) Deixar de prestar contas ao cliente (suspenso de 30 a 12 meses e permanecerá suspenso até prestar contas);
c) Erros reiterados – inépcia profissional (suspenso por 30 a 12 meses até que seja aprovado em novas provas de habilitação, ou seja, em novo Exame da OAB).
A suspensão é publicada para que todos saibam e será registrada nos assentamentos do inscrito.
Infrações puníveis com suspensão:
a) Reter autos de forma abusiva;
b) Reincidência em infração;
c) Conduta incompatível com a Advocacia;
d) Incontinência pública e escandalosa (de forma frequente).
EXCLUSÃO
Trata-se da sanção mais grave que a OAB pode aplicar. Para ser aplicada, depende da aprovação de 2/3 do Conselho. Implica no cancelamento da inscrição do advogado, ou seja, deixa de ser advogado. Será publicada e registrada nos assentamentos do inscrito.
Infrações puníveis com exclusão:
a) Condenação com base em falsa prova para a inscrição (ex.: falsificar o diploma do curso de Direito);
b) Crime;
c) Diante de terceira suspensão;
d) Perda da idoneidade moral.
MULTA
A multa poderá ser estabelecia no valor de 1 a 10 anuidades, podendo ser aplicada apenas de forma cumulativa, ou seja, não poderá ser aplicada isoladamente (multa mais censura ou multa mais suspensão). Trata-se de uma sanção agravante.
OBS: Constitui Infração Disciplinar valer-se de agenciador de causas, mediante participação nos honorários a receber, bem como angariar ou captar causas, com ou sem a intervenção de terceiros. No mesmo diploma legal, estabelece que tais infrações são puníveis com censura, consistente na repreensão oficial da conduta do infrator, sem qualquer publicidade ou divulgação que extrapole os próprios órgãos da OAB.
OBS: A inscrição do advogado punido com exclusão deve ser cancelada. O cancelamento será promovido de ofício, pelo Conselho competente ou em virtude de comunicação por qualquer pessoa. Aquele que tenha sofrido qualquer sanção disciplinar poderá requerer 1 ano após seu cumprimento, a reabilitação em face de provas efetivas de bom comportamento. Quando a sanção disciplinar resultar da prática de crime, o pedido de reabilitação dependerá, ainda, da correspondente reabilitação criminal. Na hipótese de novo pedido de inscrição, o número anterior não é restaurado, será um novo número e o interessado deve fazer prova de idoneidade moral.
OBS: Constitui infração disciplinar recusar-se a prestar, sem justo motivo, assistência jurídica, quando nomeado em virtude de impossibilidade da Defensoria Pública. A contrário sensu, se houver motivo justo, a recusa poderá ocorrer. 
OBS: A postulação contra literal dispositivo de lei é considerada infração disciplinar. No entanto, há uma exceção à regra, dispondo que, presume-se a boa-fé do advogado, quando tal postulação se funda na inconstitucionalidade, injustiça de lei ou pronunciamento judicial anterior. 
OBS: Constitui infração disciplinar abandonar a causa sem justo motivo ou antes de decorridos 10 dias da comunicação da renúncia. Essa infração é punível com censura, consiste na repreensão oficial da conduta do infrator, porém sem qualquer publicidade ou divulgação que extrapole os próprios órgãos da OAB.
OBS: A pretensão à punibilidade das infrações disciplinares prescreve em 05 anos, contados da data da constatação oficial do fato, interrompendo-se pela instauração de processo disciplinar ou pela notificação válida do representado. Aplica-se a prescrição a todo processo disciplinar paralisado por mais de 03 anos, pendente de despacho ou julgamento, devendo ser arquivado de ofício, ou a requerimento da parte interessada, sem prejuízo de serem apuradas as responsabilidades pela paralisação. Vale ressaltar que, a prescrição interrompe-se pela insaturação de processo disciplinar ou pela notificação válida feita diretamente ao representado; pela decisão condenatória recorrível de qualquer órgão julgador da OAB.
OBS: Constitui infração disciplinar exercer a profissão, quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos, proibidos ou impedidos. Ou seja, está IMPEDIDO de exercer o mandato, os profissionais a quem forem aplicadas as sanções disciplinares de suspensão ou exclusão. 
OBS: Constitui infração disciplinar manter conduta incompatível com a advocacia, assim consideradas, a prática reiterada de jogo de azar não autorizado por lei, a incontinência pública e escandalosa, bem como a embriaguez ou toxicomania habituais. As referidas infrações são puníveis com suspensão, interditando o infrator do exercício profissional, em todo o território nacional, pelo prazo de 30 dias a 12 meses.
OBS: Constitui infração disciplinar reter, abusivamente, ou extraviar autos recebidos com vista ou em confiança. A referida infração é punível com suspensão, entretanto, deve-se observar que o advogado é responsável pelos atos que, no exercício profissional, praticar com dolo ou culpa. 
· Constitui infração disciplinar abandonar a causa sem justo motivo ou antes de decorridos 10 dias da comunicação ou da renúncia. A referida infração é punível com censura, consiste na repreensão oficial da conduta do infrator, porém sem qualquer publicidade ou divulgação que extrapole os próprios órgãos da OAB. O advogado não deve deixar ao abandono ou ao desamparo as causas sob seu patrocínio, sendo recomendável que em face de dificuldades insuperáveis ou inércia do cliente quanto a providencias que lhe tenham sido solicitadas, renuncie ao mandato.
· O fato do advogado responder a processo criminal não enseja, per si, o cometimento de infração disciplinar. Constitui direito do advogado não ser recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala de Estado-Maior, com instalações e comodidades condignas, e, na sua falta, em prisão domiciliar. 
· Aquele que tenha sofrido qualquer situação disciplinar poderá requerer 1 ano após seu cumprimento, a reabilitação, em face de provas efetivas de bom comportamento. Quando a sanção disciplinar resultar da prática de crime, o pedido de reabilitação dependerá, ainda, da correspondente reabilitação criminal.
· INCIDIR EM ERROS REITERADOS QUE EVIDENCIEM A INÉPCIA PROFISSIONAL CONSTITUI INFRAÇÃO DISCIPLINAR, SENDO PUNIDA COM PENA DE SUSPENSÃO.
· Na aplicação das sanções disciplinares,serão consideradas, para fins de atenuação, as seguintes circunstâncias, entre outras: falta cometida na defesa de prerrogativa profissional; ausência de punição disciplinar anterior; exercício assíduo e proficiente de mandato ou cargo em qualquer órgão da OAB; prestação de relevantes serviços à advocacia ou à causa pública. 
· Postulação contra literal dispositivo de lei é considerada infração disciplinar. No entanto, há exceção quando dispondo que se presume a boa-fé do advogado e este postula baseado na inconstitucionalidade, injustiça da lei ou em pronunciamento judicial anterior.
· Constitui infração disciplinar reter os autos recebidos com vista ou em confiança, punível com pena de suspensão. Devendo se observar que o advogado é responsável pelos atos que, no exercício profissional, praticar com dolo ou culpa.
2