Buscar

Avaliação dissertativa- Fael- Fonética e fonologia da língua portuguesa

Sabemos que a produção da voz acontece durante o processo de fonação, quando as pregas vocais vibram, como consequência dos seus movimentos alternados de abdução e adução. Sabemos também que o som produzido pela ação das vibrações das pregas, o tom laríngeo, é indistinto, ou seja, não é [a], [s] ou [i], por exemplo. Essa distinção é dada pelos articuladores do trato vocal, que é a estrutura anatômica que se estende de laringe a lábios e compreende também a cavidade nasal. Ali há diversas estruturas que empregamos para produzir os sons da fala, como véu palatino, palato, alvéolos que, como sabemos, chamamos de “articuladores”. Conhecendo os articuladores do trato vocal, podemos começar a realizar uma das tarefas do foneticista, que é a de descrever como as pessoas utilizam tais articuladores para produzir os sons da fala. 

 

 (Silva, Adelaide H. P. Fonética e fonologia da língua portuguesa - 1. ed. - Curitiba, PR : IESDE BRASIL S/A., 2016., p. 25 )



Com base no trecho apresentado, e em seus conhecimentos acerca da disciplina, explique como se dá a diferença entre sons vocálicos e sons consonantais. Seu texto deve ter de 150 a 300 caracteres (entre 10 e 15 linhas).

Traga detalhes que possam deixar sua explanação clara a quem lê.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre sons vocálicos e sons consonantais está relacionada aos articuladores do trato vocal. Os sons vocálicos são produzidos quando o ar passa livremente pela cavidade oral, sem obstruções. Já os sons consonantais são produzidos quando há algum tipo de obstrução ou restrição do fluxo de ar, causada pelo contato ou aproximação dos articuladores, como língua, lábios, dentes, palato, entre outros. Os sons vocálicos são caracterizados por serem mais sonoros e terem maior duração, pois as pregas vocais vibram livremente durante a fonação. Eles são responsáveis pela formação das vogais, como [a], [e], [i], [o], [u]. Já os sons consonantais são caracterizados por serem mais obstruídos e terem menor duração, pois o fluxo de ar é interrompido ou restrito de alguma forma pelos articuladores. Eles são responsáveis pela formação das consoantes, como [p], [b], [s], [m], [n]. É importante ressaltar que a distinção entre sons vocálicos e consonantais é dada pela ação dos articuladores do trato vocal, que moldam e direcionam o fluxo de ar durante a produção dos sons da fala.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais