Buscar

A metafísica é um discurso a respeito daquilo que não é físico, ou seja, que não representa movimento ou mudança de forma.

A metafísica é um discurso a respeito daquilo que não é físico, ou seja, que não representa movimento ou mudança de forma. Em outras palavras, aquilo que não está ligado diretamente à matéria ou que é perceptível a partir dos sentidos humanos. Por exemplo, como se pode falar sobre a alma por meio da física, da biologia ou da química? A metafísica é capaz de discutir a alma de maneira racional, sem conhecê-la, por meio do tato ou da visão, por exemplo. Ou seja, ela trata sobre aspectos que não são perceptíveis aos sentidos. Por isso, não é incomum que seus argumentos e questionamentos sejam confundidos com o discurso teológico. A Teologia discute sobre a relação entre Deus e mundo a partir da fé. Contudo, é importante recordar que o Cristianismo absorveu muito da metafísica grega, adaptando-a para o ​​​​​​​seu contexto religioso.

Assinale, dentre as alternativas, aquela que estabelece a diferença entre as concepções de Deus entre as metafísicas grega e cristã.

A. 

A metafísica grega definia Deus como uma força material e racional que era conhecida pela razão, ou seja, buscando sempre o relacionamento com o ser humano. Na metafísica cristã, Deus se revela por meio da fé das pessoas, atuando a partir de sua transcendência no mundo terreno.

B. 

A metafísica grega definia Deus como uma força imaterial, racional e impessoal que era conhecida pela razão, ou seja, não buscava se relacionar com o ser humano. Já na metafísica cristã, Deus se revela por meio da fé das pessoas, atuando a partir de sua transcendência no mundo terreno.

C. 

A metafísica grega definia Deus como uma força imaterial, racional e impessoal, que era conhecida pela razão, ou seja, não buscava se relacionar com o ser humano. Já na metafísica cristã, Deus se revela por meio da fé das pessoas, atuando a partir de sua imanente no mundo celeste.

D. 

A metafísica grega definia Deus como uma força imaterial, racional e impessoal, que era conhecida pela razão, ou seja, não buscava se relacionar com o ser humano. Já na metafísica cristã, Deus se revela por meio dos fenômenos religiosos para as pessoas, atuando ativamente a partir de sua imanência no mundo terreno.

E. 

A metafísica grega definia Deus como uma força material, racional e pessoal, que era conhecida pela fé, ou seja, sempre buscava se relacionar com o ser humano. Já na metafísica cristã, Deus se revela por meio da fé das pessoas, atuando a partir de sua transcendência no mundo celeste.


💡 1 Resposta

User badge image

Elton Souza Moreira

B. 

A metafísica grega definia Deus como uma força imaterial, racional e impessoal que era conhecida pela razão, ou seja, não buscava se relacionar com o ser humano. Já na metafísica cristã, Deus se revela por meio da fé das pessoas, atuando a partir de sua transcendência no mundo terreno.

A metafísica grega define Deus como uma força imaterial, racional e impessoal e, portanto, não buscava se relacionar com o ser humano. Ele também não criou o mundo; este surgiu de maneira espontânea a partir dele. A metafísica cristã propõe que Deus é trino, sendo uma pessoa misteriosa que se revela por meio da fé das pessoas. Ao contrário da indiferença proposta pelo pensamento grego, para o Cristianismo, além de eterno, infinito, onisciente, onipotente e onipresente, Ele é bondoso, justo e misericordioso.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais