Buscar

O ENSINO DE ZOOLOGIA NO BRASIL

O ENSINO DE ZOOLOGIA NO BRASIL

O ensino de Zoologia no contexto escolar apresenta-se de forma compartimentada e desvinculada dos demais conteúdo da disciplina de Ciências. Sobre esta questão Oliveira et.al. (2011, p.02) ressaltam que:

Nos currículos escolares, a Zoologia está atualmente vinculada às disciplinas de Ciências Naturais no Ensino Fundamental, e à Biologia no Ensino Médio

e, é por meio dela que a história dos animais, em todos os seus aspectos, tem sido ensinada. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) a história dos seres vivos deve ser abordada com o intuito de permitir aos estudantes o entendimento das relações de parentesco entre os organismos e que estes, por sua vez, são produto de um longo processo de evolução. Este enfoque pedagógico torna o Ensino de Zoologia mais dinâmico e interessante. Entretanto, tais recomendações, de maneira geral, não têm sido adotadas pelos professores em suas salas de aula favorecendo a prevalência de um ensino de baixa qualidade e pouco atrativo para os estudantes, reforçando unicamente o caráter descritivo da Zoologia.

 

Relate sua opinião sobre o ensino da Ciências Biológicas e da Biologia atualmente no Brasil na rede pública e na rede particular quanto ao estudo dos seres vivos.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais