Buscar

Quais as características do empirismo e racionalismo?

💡 4 Respostas

User badge image

Bianca Godoi

Enquanto o racionalismo afirma que a fonte do conhecimento é a razão, o empirismo alega que é a experiência sensorial. O racionalismo é uma teoria filosófica que se baseia na afirmação de que a razão é a fonte do conhecimento humano. O empirismo é uma teoria filosófica baseada na ideia de que a experiência é a fonte do conhecimento.

0
Dislike0
User badge image

Silmar

Enquanto os racionalistas afirmam que nosso conhecimento é adquirido pela razão e conhecimentos inatos, os empiristas afirmam que a fonte de todo o nosso conhecimento é a experiência sensorial.

Ou seja, O Racionalismo, na filosofia ocidental, é a visão que considera a razão como a principal fonte e teste do conhecimento. Sustentando que a própria realidade tem uma estrutura inerentemente lógica, o racionalista afirma que existe uma classe de verdades que o intelecto pode captar diretamente. Existem, de acordo com os racionalistas, certos princípios racionais – especialmente em lógica e matemática, e mesmo em ética e metafísica – que são tão fundamentais que negá-los é cair em contradição. A confiança dos racionalistas na razão e na prova tende, portanto, a diminuir seu respeito por outras formas de conhecimento.

Já, o empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento. Aristóteles, já defendia que o conhecimento advém da experiência, contrariando as teses platônicas, que eram essencialmente inatistas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais