Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

O STF poderia, no caso em tela, decidir que cabe, por analogia, a aplicação do crime de racismo para englobar discriminação por orientação?

1. Considere a seguinte situação hipotética: Determinado partido político ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) com o fim de suprimir omissão inconstitucional relativa à não existência de tipos penais específicos que tratem sobre formas de homofobia e transfobia, isto é, sobre crimes relacionados a ofensas individuais e coletivas que teriam como motivo orientação sexual e identidade de gênero. Requereu-se o enquadramento da homofobia e transfobia como crimes de racismo, com interpretação conforme a constituição da Lei no 7.716/1989. Pergunta-se:

a) Partido político possui legitimidade ativa para propositura de ADO? b) O STF poderia, no caso em tela, decidir que cabe, por analogia, a aplicação do crime de racismo para englobar discriminação por orientação sexual e de gênero até que seja editada lei específica? c) Emsuaopinião,comodeveseradecisãodoSTF?Fundamente.


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?