Uma cidade instituiu o teste do bafômetro. Tal atuação consiste em utilizar um aparelho que mede os níveis de álcool no sangue, como requisito obrigatório para indivíduos na direção de automóveis. Após pesquisa constatou-se que 75% dos motoristas respeitam a lei, não tendo o hábito de dirigir depois de beber e assim assumir o risco de provocar acidentes, além de cometer uma infração gravíssima de trânsito. Quando testados, uma amostra de cinco motoristas, qual a probabilidade de que nenhum motorista tenha feito uso de bebida alcoólica?
Estudante PD
Seja X uma variável aleatória discreta com distribuição binomial, que descreve o número de motoristas que tenham feito uso de bebida alcoólica.
- n= 5, número de ensaios de Bernoulli
- x é o número de sucessos em 5 ensaios, X={0,1,2,3,4,5}
- p=1-0,75=0,25 é probabilidade de sucesso, neste caso, do motorista ter feito uso de bebida alcóolica
(equação da distribuição de bernoulli)
Para sabermos a probabilidade de que nenhum motorista tenha ingerido bebida alcoólica, precisa-se a probabilidade da variável aleatória X ser igual a 0, ou seja,
P(X=0)=5!/(0!(5-0)!)*0,25^0*0,75~5=0,2373=23,73%
sabendo que a 75% dos motoristas passam no teste do bafômetro, assim com p=0,25 (25% não passam no teste do bafômetro), sendo testados 5 motoristas nesta cidade, a probabilidade de que nenhum tenha consumido bebida alcoólica é de 23,73%.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Compartilhar