Buscar

Quantas e quais são as fases da Lua?

Respostas

6 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Sâmara Maria

são 8 fases: 1. LUA NOVA, 2. LUA CRESCENTE, 3. QUARTO CRESCENTE, 4. CRESCENTE GIBOSA, 5. LUA CHEIA, 6. MINGUANTE GIBOSA, 7. QUARTO MINGUANTE, 8. LUA MINGUANTE.

LUA NOVA

É o momento em que não se vê a Lua no céu. Nesse período, apenas a face que não é voltada para a Terra recebe a luz solar e por esse motivo não a enxergamos no céu.

LUA CRESCENTE

A Lua comece a aparecer no céu. A Lua não tem cantos e por isso ela começa a se apresentar em um formato côncavo. Forma-se um “sorriso no céu”.

3. QUARTO CRESCENTE

Esse momento implica que o satélite natural está em uma posição de 90º em relação à Terra. Dessa forma, sua porção iluminada pelo Sol está visível acima de 34% para os observadores da Terra.

4. CRESCENTE GIBOSA

 Essa fase é um momento de transição entre o Quarto Crescente e a Lua Cheia. O período é marcado por parecer quase completo. É quando a Lua está “quase lá”.

5. LUA CHEIA

O grande momento da Lua é a fase chamada de Lua Cheia. Durante esse período do ciclo, toda a face da Lua voltada para Terra é iluminada pela luz solar e, por isso, a enxergamos de forma “completa”. Uma grande bola de luz branca no céu. 

6. MINGUANTE GIBOSA

A fase de transição de Lua Cheia para Lua Minguante é conhecida como Minguante Gibosa. Nesse momento a Lua começa a “diminuir” (ou minguar). O seu movimento de órbita faz com a face virada para Terra passe a ser cada dia menos iluminada pelo Sol. Vemos a Lua em um formato convexo no sentido oposto da Crescente Gibosa: cada dia menor. 

7. QUARTO MINGUANTE

A Lua fica novamente pela “metade”; desta vez, no sentido contrário ao Quarto Crescente. Mais uma vez, o formato se dá pelo posicionamento 90º com a Terra. É como se houvesse uma simetria e a Lua estivesse fazendo o caminho de volta de onde começou. 

8. LUA MINGUANTE

  Na última fase, a Lua vai se despedindo em um formato côncavo, contrário ao sentido da Lua Nova. Durante o período, o satélite natural vai “desaparecendo” até chegar na Lua Nova mais uma vez, quando sua face virada para a Terra não é iluminada pelo Sol.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina