Buscar

Questão:

Dentro do extenso quadro de princípios constitucionais fundamentais, desponta o princípio da separação de poderes (art. 2º, CRFB/88) que consagra a independência e a harmonia entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Segundo tal princípio, concebido por Montesquieu na célere obra “O Espírito das Leis”, o Poder Judiciário é o derradeiro dos poderes, agindo após a atuação do Legislativo, com a criação das leis. Por outro lado, o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Diante disso, é preciso conferir aos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público certas garantias constitucionais. Assim sendo, responda, justificadamente, aos seguintes questionamentos:

A) Quais são e o que significam tais garantias constitucionais?

B) Levando-se em consideração que são instituições essenciais à função jurisdicional do Estado, um servidor público federal lotado na Advocacia Geral da União teria as mesmas garantias constitucionais dos membros do Ministério Público? Por quê?

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais