Buscar

URGENTE!!

A ceratoconjuntivite seca (CCS), xeroftalmia ou olho seco é uma enfermidade ocular causada por insuficiência na porção aquosa do filme lacrimal (deficiência quantitativa) ou pela evaporação excessiva da lágrima (deficiência qualitativa), resultado da produção inadequada da camada lipídica, que causa mudanças inflamatórias progressivas na córnea e conjuntiva, de gravidade variada podendo ocasionar freqüentemente cegueira (RIBEIRO et al., 2008). A predisposição racial é a causa mais comum de ceratoconjuntivite seca nos cães da raça Cocker Spaniel (KETRING, 2003; LAUS, 2008), e, as fêmeas são mais comumente acometidas que machos, devido a menor quantidade de tecido secretor lacrimal (LAUS, 2008).

Diante do exposto, os componentes anatômicos responsáveis pela produção do filme lacrimal, da camada mais externa para a mais interna sao

Glândulas lacrimais e da terceira pálpebra (camada aquosa); glândulas tarsais e glândulas de Zeis (camada lípidica); e células caliciformes (camada mucosa).

Células caliciformes (camada mucosa); glândulas tarsais e glândulas de Zeis (camada lípidica); e glândulas lacrimais e da terceira pálpebra (camada aquosa).

Glândulas lacrimais e da terceira pálpebra (camada aquosa); células caliciformes (camada mucosa); e glândulas tarsais e glândulas de Zeis (camada lípidica).

Glândulas tarsais e glândulas de Zeis (camada lípidica); células caliciformes (camada mucosa); e glândulas lacrimais e da terceira pálpebra ou nictitante (camada aquosa).

Glândulas tarsais e glândulas de Zeis (camada lípidica); glândulas lacrimais e da terceira pálpebra (camada aquosa); e células caliciformes (camada mucosa).


💡 2 Respostas

User badge image

Caroline Ferreira

camada

0
Dislike0
User badge image

Larissa da Silva Alves

R.: Glândulas tarsais e glândulas de Zeis (camada lípidica); glândulas lacrimais e da terceira pálpebra (camada aquosa); e células caliciformes (camada mucosa).

A lágrima ou o filme lacrimal é constituído por três camadas: lipídica, aquosa e de mucina. A camada lipídica é a mais externa, sendo produzida pelas glândulas palpebrais de Meibomius. Sua função principal é reduzir a evaporação da lágrima. A camada intermediária e mais espessa é a aquosa, que é constituída por água e outros componentes produzidos pelas glândulas lacrimais localizadas nos cantos laterais superiores dos dois olhos. E a camada mais interna é a de mucina, formada principalmente por células da conjuntiva e que tem como função facilitar a adesão do filme lacrimal à córnea.  

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais