Buscar

Defina Envelhecimento e Precipitação em metais?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Vinicius




endurecimento por precipitação, também conhecido como envelhecimento, é uma técnica na qual o calor é aplicado a um material maleável, tal como uma liga de metal, a fim de reforçar características necessárias para obtenção de produtos mais resistentes para diversas aplicações. Neste modelo de tratamento térmico, o material é aquecido até que se atinja uma temperatura bastante elevada, para que desta forma possa haver a dissolução de um ou mais elementos da liga, sendo posteriormente temperados, desta forma, os elementos se mantém em uma solução sólida.


1
Dislike0
User badge image

Angelica Nogueira

A resistência e a dureza de algumas ligas metálicas podem ser melhoradas pela formação de partículas extremamente pequenas e uniformemente dispersas de uma segunda fase no interior da matriz da fase original; isso deve ocorrer por transformações de fases que são induzidas por tratamentos térmicos apropriados. O processo é chamado de endurecimento por precipitação, pois as pequenas partículas da nova fase são denominadas precipitados. O termo endurecimento por envelhecimento também é usado para designar esse procedimento, pois a resistência se desenvolve ao longo do tempo, ou à medida que a liga envelhece.

Exemplos de ligas endurecidas por tratamentos de precipitação incluem as ligas alumínio-cobre, cobre-berílio, cobre-estanho e magnésio-alumínio; algumas ligas ferrosas também são endurecidas por precipitação.

Fonte: Callister 9ª Edição

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais