Buscar

Ajuda prova direito penal

Ambrísia, solteira, secretária executiva, foi denunciada, perante a 1ª Vara Criminal de Brasília, pela prática de crime de furto de um MacBook Apple, no valor de 8 mil reais, de Zyvane, uma das diretoras executivas da empresa em que trabalha. Acompanhando a inicial acusatória, foi apresentado um vídeo de uma das câmeras de segurança do local em que o crime teria acontecido e nele apareceu Ambrísia entrando na sala de Zyvane sem nada nas mãos e saindo segurando um objeto retangular, justamente no período em que esta teria indicado que estaria no banheiro. Dias antes de iniciada a fase de instrução, Dimaria procurou Ambrísia e confessou que teria armado toda aquela situação para se vingar pelo fato desta ser amante de seu marido. Dimaria afirmou ainda que pagou para um rapaz da segurança da empresa subtrair o objeto e depois editar o horário do vídeo para que a imputação do crime caísse sobre Ambrísia e que o vídeo original estaria escondido em sua residência.

Considerando a situação apresentada, assinale a alternativa correta:

a.Se no dia do seu interrogatório, for comprovado que Ambrísia encontra-se impossibilitada de comparecer em juízo em razão de problemas graves de saúde, o juiz poderá permitir que o cônjuge, os ascendentes ou irmãos de Ambrísia a represente no ato processual.

b.Se Ambrísia, ao ser interrogada contar ao juiz sobre a confissão de Dimaria, este poderá, independentemente de requerimento das partes, converter o feito em diligência e determinar a intimação do segurança e de Dimaria para serem ouvidos naquele processo como testemunhas do juízo.

c.Segundo o entendimento do STJ e do STF, seria considerado a prova ilícita se Ambrísia invadisse a casa de Dimaria para pegar o vídeo se fosse o único meio de provar a sua inocência, tratando-se de uma excepcionalidade quanto à inadmissibilidade da prova ilícita no processo penal brasileiro.

d.Ainda que Ambrísia consiga provar que toda a acusação foi uma armação de Dimaria, o MP não poderá pugnar, em sede de alegações finais, pela absolvição da acusada, em razão do princípio da indisponibilidade.

e.O juiz só poderá absolver Ambrísia se assim requerer o membro do Ministério Público, em razão do princípio da inércia e da correlação entre a sentença e a acusação.


💡 11 Respostas

User badge image

Jasmim Ferreira

TB preciso saber
1
Dislike0
User badge image

cleiton santos

Preciso saber

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais