Buscar

bioestatística e epidemiologia

A Epidemiologia é definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações especificadas. Estudo inclui vigilância, observação, pesquisa analítica e experimento. Distribuição refere-se à análise por tempo, local e características dos indivíduos. Determinantes são todos os fatores físicos, biológicos, sociais, culturais e comportamentais que influenciam a saúde. Condições relacionadas à saúde incluem doenças, causas de mortalidade, hábitos de vida (como tabagismo, dieta, atividades físicas, etc.), provisão e uso de serviços de saúde e de medicamentos. Populações especificadas são aquelas com características identificadas, como, por exemplo, determinada faixa etária em uma dada população.

Os estudos epidemiológicos podem ser classificados como descritivos e analíticos, sendo que a Epidemiologia Descritiva estuda a distribuição dos eventos quanto às pessoas, o lugar e o tempo. E a Epidemiologia Analítica estuda a associação da exposição e o efeito específico. Com base no exposto acima, considerando os estudos epidemiológicos, respondas as questões abaixo:

a) Cite e explique dois tipos de estudos analíticos.

b) Você é um profissional que precisa verificar se múltiplos parceiros e partos aumentam a probabilidade ou o risco de câncer de colo uterino. Diante da situação mencionada, cite e justifique qual o tipo de estudo (descritivo ou analítico) você usaria para validar sua pesquisa.


💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais