Buscar

MAPA - GCOM - CONTABILIDADE EMPRESARIAL - 54/2021

PROBLEMATIZAÇÃO:

Como ajudar a empresária Maria a encontrar o motivo do resultado negativo da sua empresa utilizando as informações que estão presentes na Demonstração do Resultado do Exercício?

 

SIGNIFICAÇÃO:

O objetivo desse mapa é de proporcionar a você, aluno do curso de Gestão comercial, uma atividade sobre a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) como uma ferramenta utilizada para compreender a composição do resultado obtido pela empresa. Por meio deste exercício prático, você perceberá como o resultado do período, seja lucro ou prejuízo, é reflexo de uma série de custos e despesas em relação à receita obtida. Nosso intuito é de que você possa, por meio da atividade prática, compreender como essa ferramenta poderá ser útil para o Gestor Comercial ao identificar os pontos que a empresa pode melhorar seu desempenho.

Então vamos lá? Você topa esse desafio?

 

EXPERIMENTAÇÃO E REFLEXÃO:

Maria é uma empresária do ramo de confecções infantis que está atuando no mercado há dez anos. Contudo, ela observou que embora sempre tenha aumento de receitas ela não consegue aumentar o lucro obtido. Isso se agravou ainda mais durante a pandemia do Covid-19, quando ela precisou inovar realizando vendas on-line e promoções para se manter competitiva no mercado, considerando as exigências sanitárias do período. Maria frequentemente se queixa dos problemas financeiros, como ela própria diz: “ela não vê o dinheiro sobrar”. Diante disto, ela resolve te contratar para auxiliar na identificação dos problemas que podem estar afetando o desempenho da empresa e, consequentemente, o resultado líquido da empresa.

Imagine então, que Maria tenha te contratado para verificar o que está acontecendo que pode estar afetando o resultado líquido da empresa. Para isso ela te fornece o balanço patrimonial e as DREs dos exercícios 2010, 2014 e 2019. Contudo, ela não possui uma DRE atualizada para 2020, apenas pode passar as informações que a compõe. Você, sabendo da importância desse demonstrativo para a análise de resultado elabora a DRE atual e a compara com três exercícios anteriores. Agora, analise as informações apresentadas:

💡 3 Respostas

User badge image

Gomez O Único

Não sei
0
Dislike0
User badge image

Drogria Certa

bem analisado.

0
Dislike0
User badge image

ANDRADES ASSESSORIA

Tenho esse mapa pronto , whats (61) 9 9958-5792 / ANDRADES ASSESSORIA
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais