Buscar

bioquimica

A cadeia transportadora de elétrons é extremamente importante para o metabolismo aeróbico, pois provê energia para que a fosforilação oxidativa ocorra. Sobre a cadeia transportadora de elétrons, podemos afirmar:​​​​​​​

A. O fluxo de elétrons pela cadeia transportadora gera gradiente eletroquímico entre os compartimentos mitocondriais, fazendo com que a matriz mitocondrial fique mais positiva e o espaço intermembrana, mais negativo.


B. A cadeia transportadora de elétrons é formada por quatro complexos enzimáticos localizados na matriz mitocondrial, que têm por finalidade extrair os elétrons das coenzimas NADH e FADH2.


C. O fluxo de elétrons na cadeia transportadora ocorre em direção aos complexos enzimáticos com menor potencial de redução.


D. A cadeia transportadora de elétrons tem como função transferir os elétrons gerados no ciclo do ácido cítrico até o oxigênio molecular, na enzima ATP-sintase, possibilitando a fosforilação oxidativa.


E. A cadeia transportadora de elétrons mantém a energia extraída das coenzimas NADH e FADH2 na forma do gradiente de prótons existente entre a matriz mitocondrial e o espaço intermembrana.

💡 5 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

bioquimica

Bioquímica Clínica

UNIBTA

User badge image

Lucia Magalhães

Question Icon

bioquimica

Bioquímica Clínica

UNIBTA

User badge image

Lucia Magalhães

Question Icon

Bioquimica

Bioquímica Clínica

CEUCLAR

User badge image

Bruna Mariano Soares