Buscar

A proposta inicial de Jauss para a estética da recepção é a de que a história da literatura deve levar em consideração a forma como o texto

é recebido em uma época e por um grupo social. Entretanto, para Antoine Compagnon:

"Seria a história literária, mesmo desvinculada do positivismo, verdadeiramente histórica? E verdadeiramente literária? Não seria ela, na melhor das hipóteses, uma história social ou uma história das ideias?"

COMPAGNON, Antoine. O Demônio da Teoria. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. p. 204.

Sendo assim, para dar conta dos conceitos apresentados pelos teóricos da estética da recepção, Compagnon estabelece uma distinção entre os termos história da literatura e história literária. Assinale a alternativa que menciona corretamente os termos dessa distinção:

a. A história da literatura se relaciona com o panorama histórico dos grandes e pequenos escritores, enquanto a história literária consiste na análise dos elementos da narrativa de uma obra literária.

b. A história da literatura é um panorama apresentando análises a respeito de grandes e pequenos escritores em ordem cronológica. A história literária é um método da pesquisa em literatura, que tem a filologia aplicada à literatura moderna.

c. A história da literatura consiste na história apresentada na narrativa de cada obra literária, enquanto a história literária se relaciona com o método de análise empreendido pela crítica.

d. A história da literatura é um método de pesquisa em literatura - a filologia aplicada à literatura moderna -, enquanto a história literária leva em consideração os elementos que compõem a narrativa que será analisada pelos críticos.

e. A história da literatura compreende o método da pesquisa em literatura a ser utilizado pelos críticos, enquanto a história literária consiste na análise dos elementos dispostos em determinada narrativa.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais