Buscar

A proposta de Jauss para uma estética da recepção da obra de arte pretende levar-nos mais além do estudo das condições de produção dessa obra e do ...

A proposta de Jauss para uma estética da recepção da obra de arte pretende levar-nos mais além do estudo das condições de produção dessa obra e do autor dela. Segundo o autor, Se se olhar a História da literatura no horizonte do diálogo entre obra e público, diálogo responsável pela construção de uma continuidade, deixará de existir uma oposição entre aspectos históricos e aspectos estéticos, e poderá restabelecer-se a ligação entre as obras do passado e a experiência literária de hoje que o historicismo rompeu. Assim sendo, não se pode afirmar:

A recepção diz respeito ao modo como os textos têm sido lidos e assimilados nos vários contextos históricos.
Procurando mapear as atitudes que determinaram certo modo de compreensão dos textos numa situação histórica específica, o estudo da recepção depende, de forma quase exclusiva, das evidências disponíveis.
Embora bastante inovadora, a Estética da Recepção não conseguiu romper com a visão tradicional da produção e representação da obra literária.
A perspectiva recepcional visa a identificar claramente as condições históricas que moldaram a atitude do receptor num dado período da história.
O objetivo primordial da Estética da Recepção consiste na reconstrução das condições históricas responsáveis pelas reações que a literatura pode provocar.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Parcial
5 pág.

Teoria da Literatura III Universidade Federal de Santa CatarinaUniversidade Federal de Santa Catarina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A proposta de Jauss para uma estética da recepção da obra de arte pretende levar-nos mais além do estudo das condições de produção dessa obra e do autor dela. Segundo o autor, Se se olhar a História da literatura no horizonte do diálogo entre obra e público, diálogo responsável pela construção de uma continuidade, deixará de existir uma oposição entre aspectos históricos e aspectos estéticos, e poderá restabelecer-se a ligação entre as obras do passado e a experiência literária de hoje que o historicismo rompeu. Assim sendo, não se pode afirmar que: Embora bastante inovadora, a Estética da Recepção não conseguiu romper com a visão tradicional da produção e representação da obra literária.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais