Buscar

Dúvida na resposta, ajude-me a responder.

Leia o texto a seguir:

A pesquisa filosófica é considerada, de certa forma, por alguns profissionais de educação física, como uma contradição. Alguns acreditam que a filosofia envolve um pouco mais do que compartilhar opiniões, ainda que usando sentenças muito longas e palavras incompreensíveis. Os filósofos, por sua vez, não chegam a um acordo sobre a utilidade de seus métodos e a validade de seus resultados. Além disso, com todos os avanços da ciência, somados às tradicionais tendências antifilosóficas de alguns de alguns profissionais de educação física, e apesar de certo grau de desordem no campo da filosofia, análises não empíricas e especulações esclarecidas não desapareceram completamente do horizonte da pesquisa.

Fonte: THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

Considerando as reflexões apresentadas acima sobre a pesquisa filosófica, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta

Uma investigação empírica é capaz de encontrar respostas sobre as relações entre os indivíduos e o movimento/exercício físico sob as mais variadas abordagens, portanto, encontra-se nesse aspecto a dispensabilidade dos estudos filosóficos.

Os estudos filosóficos assumem posição de oposição em relação à investigação empírica, porque esta permite testar os elementos quantificáveis relacionados ao movimento, e aqueles permitem uma reflexão profunda sobre os elementos influenciadores do comportamento.

As razões de um maior interesse pelos estudos filosóficos no campo da educação física estão ligadas aos propósitos da filosofia e ao crescente reconhecimento da relação complementar que pode existir entre a investigação filosófica e o estudo empírico.

O descrédito de profissionais de educação física em relação aos estudos filosóficos se dá em função da ausência, nesses estudos, de elementos essenciais à investigação científica, como: problema de pesquisa, objetivo, justificativa e metodologia.

Um dos objetivos da filosofia é examinar a realidade utilizando procedimentos reflexivos, e não as ferramentas empíricas da ciência, portanto, os objetos estudados por uma investigação filosófica são completamente diferentes daqueles analisados pela pesquisa empírica.

  

💡 1 Resposta

User badge image

Leila Maia Rodrigues

As razões de um maior interesse pelos estudos filosóficos no campo da educação física estão ligadas aos propósitos da filosofia e ao crescente reconhecimento da relação complementar que pode existir entre a investigação filosófica e o estudo empírico.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais