Buscar

Quais as etapas para a realização de um projeto ambiental?

Respostas

User badge image

Jean Araujo

1ª Etapa – Organização do Planejamento

Realizar uma reunião técnica visando estabelecer as estratégias de trabalho, avaliação das condições logísticas, os meios e apoios necessários ao desenvolvimento dos trabalhos. Na Matriz de Organização do Planejamento serão estabelecidos contatos com as pessoas envolvidas (atividades) visando a facilitação do Reconhecimento de Campo.

2ª Etapa – Levantamento de Campo da Bacia Hidrográfica

O objetivo desta etapa é reconhecer a área, identificando as principais características das atividades econômicas, considerando as ameaças e as fragilidades que causam impacto na bacia.

3ª Etapa – Sistematização dos Dados de Campo e Elaboração do Diagnóstico da Bacia Hidrográfica

O Levantamento de Campo constitui-se na coleta dos dados primários específicos necessários à complementação do reconhecimento inicial e levantamento das informações secundárias existentes sobre a bacia, visando contribuir de maneira efetiva para a recuperação e conservação da bacia hidrográfica.

4ª Etapa – Elaboração do Plano de Recuperação da Bacia Hidrográfica.

Com base no diagnóstico da bacia hidrográfica, deverá se estabelecer um plano de recuperação por meio de as ações estratégicas e prioritárias para recuperação das áreas degradadas.

Nesta etapa é elaborado um Cronograma de Recuperação da Área da Bacia Hidrográfica, acompanhado do Programa de monitoramento e avaliação, ambos instrumentos visando assegurar a interação entre planejamento e execução.

No Programa de Ação serão fornecidas as diretrizes do plano de recuperação, e deve conter uma planilha definindo os custos do projeto e das ações a serem implementadas.

No plano de recuperação devem-se observar as características de uso e ocupação, diferenciando o meio rural do meio urbano.

5ª Etapa – Execução das Ações

Para a recuperação da bacia hidrográfica é necessário o enriquecimento das áreas com mudas de espécies nativas. Considerando este fato, a adequação e implantação do viveiro de mudas nativas que deverá ser construído com a finalidade de produzir mudas nativas.

A recuperação da vegetação ciliar, com o plantio de mudas de espécies nativas da região, objetiva acelerar o processo de regeneração natural e restabelecer as relações ecológicas. Para o sucesso do programa de recuperação, além da seleção das espécies, serão considerados alguns aspectos: o modelo de plantio, e natureza genética das mudas introduzidas
1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando