Buscar

QUESTAO DISSERTATIVA

A organização do Sistema Único de Saúde entre os níveis gestores e a atribuição da competência individual de cada um são pontos-chave para o bom funcionamento do SUS. Especificamente sobre a região geográfica dessa organização, o artigo 10 da Lei orgânica n.º 8.080/1990 diz que “os Municípios poderão constituir consórcios para desenvolver, em conjunto, as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam”; e no Decreto nº 7.508/2011 que “as Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT a que se refere o inciso I do art. 30”.

O estado do Paraná conta atualmente com quatro macrorregiões, subdivididas em 22 regionais. O município de Maringá faz parte da 15.ª Regional de Saúde da macrorregião do noroeste do Paraná, além de pertencer a um consórcio intermunicipal de Saúde juntamente com os demais municípios dessa Regional.

Sobre a organização geográfica do SUS, responda as seguintes perguntas:

a) Cite a qual consórcio de saúde o município de Maringá faz parte, e quantos são os municípios pertencentes a esse consórcio.

b) Explique qual a principal vantagem da formação de um consórcio intermunicipal de saúde entre municípios de diferentes tamanhos populacionais.

c) Explique qual a principal vantagem da formação de um consórcio intermunicipal de saúde para a população daquela região.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O município de Maringá faz parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Paraná. Não é mencionado o número de municípios pertencentes a esse consórcio na descrição fornecida. b) A principal vantagem da formação de um consórcio intermunicipal de saúde entre municípios de diferentes tamanhos populacionais é a possibilidade de compartilhar recursos e expertise. Municípios menores podem se beneficiar do acesso a serviços de saúde mais especializados e de maior qualidade, que podem não ser viáveis de serem oferecidos individualmente. Além disso, a união de esforços e recursos financeiros pode resultar em uma maior eficiência na gestão e na oferta de serviços de saúde. c) A principal vantagem da formação de um consórcio intermunicipal de saúde para a população daquela região é o acesso a uma maior variedade de serviços de saúde. Com a união dos municípios, é possível ampliar a oferta de especialidades médicas, exames, tratamentos e procedimentos, garantindo um atendimento mais completo e abrangente. Além disso, a cooperação entre os municípios pode resultar em uma melhor gestão dos recursos disponíveis, otimizando o uso dos recursos financeiros e humanos e melhorando a qualidade do atendimento prestado à população.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais