Buscar

2 - [294158] A respeito do processo de apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA) leia a seguinte situação:

2 - [294158] A respeito do processo de apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA) leia a seguinte situação:

Pedro era um menino alegre e extrovertido e com 7 anos não sabia ler e escrever. Ele era a típica criança “copista”, ou seja, sabia copiar tudo aquilo que alguém propusesse para que escrevesse. Tinha uma caligrafia boa, até bem legível. Lembro que ele gostava de escrever seu nome. Fazia bem devagar e depois passava o dedo por cima, sem parar nas letras e dizia que ali estava escrito /pedru/. Ao término do seu 1º ano, ele tinha conseguido também decorar os nomes de todas as letras do alfabeto e os nomes de muitas sílabas. Na escola a professora de Pedro usava uma cartilha do método silábico e ele passava o dedo por cima da família e dizia “é o BA, o BE, o BI”, ... tudinho. Ele sabia até dizer de cor várias palavras e frases (da cartilha), mas não tinha se alfabetizado.

O aluno apresentado no texto é um caso emblemático e não raro, sobre o qual precisamos refletir. Diante da situação apresentada e das leituras neste ciclo de aprendizagem Para se alfabetizar, Pedro precisa compreender alguns princípios de funcionamento do sistema de escrita. A respeito disso, é correto afirmar que Pedro precisa compreender que:

I - escreve-se com letras, que não podem ser inventadas, que para notar as palavras de uma língua existe um repertório finito de 26 letras; que letras, números e outros símbolos são diferentes.

II - as letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das mesmas (p, q, b, d), embora uma letra assuma formatos variados (P, p, P, p);

III - as letras notam ou substituem a pauta sonora das palavras que pronunciamos e nunca levam em conta as características físicas ou funcionais dos referentes que substituem.

IV - as letras notam segmentos sonoros menores que as sílabas orais que pronunciamos e as letras têm valores sonoros fixos, apesar de muitas terem mais de um valor sonoro e certos sons poderem ser notados com mais de uma letra;

V - as sílabas podem variar quanto às combinações entre consoantes e vogais (CV, CCV, CVV,CVC, V, VC, VCC, CCVCC...), mas a estrutura predominante no português é a sílaba CV(consoante – vogal), e todas as sílabas do português contêm, ao menos, uma vogal.

É correto afirmar que:

a) As alternativas I, II, III e V estão corretas.


b) As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas.


c) As alternativas I, III, IV e V estão corretas.


d) As alternativas I, II e IV estão corretas.


e) As alternativas I, II e III estão corretas.



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais