Buscar

Quais fatores influenciaram o pioneirismo português na expansão ultramarina?

💡 3 Respostas

User badge image

Mateus Azevedo

Fatores que fizeram Portugal ser um pioneiro nas navegações:

1. Portugal teve uma formação bastante precoce, se tornando reino no século XII (três séculos mais cedo do que a vizinha Espanha). Esse fato fez Portugal poder ficar centrado em objetivos maiores, pois não tinha tantos problemas internos;

2. A necessidade de ter uma nova rota para as Índias, e a facilidade de conseguir focar neste objetivo;

3. A centralização na figura do monarca. Os nobres e senhores feudais não podiam ter exércitos e nem cunhar moedas;

Levando em consideração esse terceiro tópico, vemos que Portugal viveu um feudalismo diferente em questões políticas. O Absolutismo Português também não era completamente absoluto, pois ele dependia de acordos com as instituições e seus nobres. Com a dinastia de Avis o feudalismo acaba em Portugal, e o reino adere o senhoril. 

A lei do reino era julgada contra o rei. Se alguém cometia um crime, o crime era julgado como contra o rei, pois seria uma desobediência contra a lei do monarca. 

4. Acumulação previa de capital, com base no mercantilismo no século XIII E XIV. 

5. O desenvolvimento náutico cientifico. 


A expansão marítima está diretamente ligada ao mercantilismo europeu. O ponta pé inicial foi dado pelo objetivo de traçar uma nova rota para as Índias, tentando evitar a passagem pelo mar mediterrâneo. 

Em 1415 Portugal conquista a cidade islâmica de Ceuta, no norte da África. Marco importantíssimo para Portugal, e a expansão marítima portuguesa, principalmente por ser um ponto estratégico.

2
Dislike0
User badge image

Evellyn Veloso

O ouro e a prata, principalmente eram cobiçados e o seu acúmulo significava riqueza para o Estado Moderno. A motivação religiosa, também impulsionou os portugueses para o pioneirismo, pois a Igreja Católica patrocinou muitas das incursões no além-mar para conquistar novos devotos ao catolicismo.
0
Dislike0
User badge image

Neh

O ouro e a prata principalmente eram cobiçados e o seu acúmulo significava riqueza para o Estado Moderno A motivação religiosa também impulsionou os portugueses para o pioneirismo pois a Igreja Católica patrocinou muitas das incursões no além-mar para conquistar novos devotos ao catolicismo
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais