Buscar

prova psicologia

A primeira obra de Vygotsky só foi traduzida, no Brasil, em 1987, no entanto suas teorias já eram influentes globalmente. A teoria vygotskiana é até hoje uma grande potência dentro da teoria do desenvolvimento. Mesmo Vygotsky nunca ter encontrado Piaget presencialmente ambos tinham conhecimento de suas obras iniciais. Nos dias atuais, muitas das críticas de Vygotsky à perspectiva piagetiana ainda vem à tona, mostrando o tamanho de sua importância. Muitos dos conceitos criados por Vygotsky influenciam outros movimentos e teorias da aprendizagem. Podemos destacar três conceitos: Zona de Desenvolvimento Proximal, aprendizagem cooperativa e andaime. Descreva sobre as funções de cada um destes conceitos criados por Vygotsky.

💡 4 Respostas

User badge image

Maria Negrao

Em relação à teoria de Vygotsky é possível destacar que compreende a uma teoria que visa a socialização, ou seja, corresponde a uma base teórica que enfatiza a importância da linguagem como ferramenta cultural.

Conceitos da teoria de Vygotsky

Entre os conceitos da teoria de Vygotsky que mais se destacam estão:

1. A zona de desenvolvimento proximal

Quando se fala em desenvolvimento proximal está se referindo ao conhecimento que chega mais próximo do conhecimento que já se tem. Portanto, se um aluno já sabe a respeito de um determinado assunto e uma nova informação complementa o mesmo ele irá refletir e complementar sua ideia ou modificá-la.

2. Aprendizagem cooperativa

Para Vygotsky essa compreende a um conjunto de atividades que motiva os alunos a trabalharem em grupo, propiciando um ambiente em que há ajuda e auxílio entre colegas.

3. Andaime na teoria de Vygotsky

Em relação à teoria de Vygotsky o andaime corresponde a ajuda mútua entre colegas promovendo um ambiente em que todos se ajudam e os que mais sabem ajudam aqueles que ainda não atingiram um certo grau de conhecimento.


14
Dislike2
User badge image

Teixeira

  • O cérebro é um sistema aberto, pois é mutável. ...
  • O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural;
  • A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana;


2
Dislike4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais