Buscar

ATV. RESTAURO

“Quando um objeto é mantido em condições adequadas na armazenagem e exposição, os fatores de degradação são estabilizados, necessitando apenas da sua manutenção com procedimentos preventivos de conservação, como: higienização, controle de micro-organismos e insetos, embalagens de proteção, manuseio correto, entre outros. Em situações adversas, o processo de deterioração pode se instalar, necessitando de uma intervenção que estabilize e repare os danos ocorridos no objeto. Nesses casos, é preciso de um profissional especializado em restauração que possa fazer o diagnóstico do estado de conservação, avaliando as condições físicas da obra, o grau de deterioração em que se encontra e a possibilidade de intervenção restauradora” ((TEIXEIRA e Ghizoni, 2012, p.15)



A problemática da 

degradação dos bens culturais ocupa lugar central na teoria da conservação preventiva, razão pela qual atentamos para a questão em todas as seções de estudo. Leia este texto com atenção e produza uma reflexão, imaginando-se frente a frente com uma situação concreta de conservação. Proponha uma modalidade de acervo, reflita sobre o sentido da conservação e do restauro, das exigências propriamente conservativas trazidas por este acervo e, com base numa abordagem mais ampla, elabore uma reflexão sobre os desafios que se colocam à conservação dos bens culturais.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais