Buscar

6. QUAIS OS PONTOS DE CONFLITO ENTRE A REGULAMENTAÇÃO DAS PROFISSÕES DE ARQUITETO E URBANISTA E ENGENHEIRO CIVIL? ________________________

💡 2 Respostas

User badge image

Raphaella de Paula

Você se refere às atividades desenvolvidas por cada um? Pois há quem diga que o engenheiro civil não tem conhecimento sobre conforto ambiental o suficiente para planejar ambientes como o arquiteto, assim como o arquiteto vê apenas superficialmente as matérias de estrutura, hidráulica e outros complementares.

0
Dislike0
User badge image

Paula Beatriz

O Engenheiro civil é especializado nas questões estruturais: dimensionar as vigas e colunas, calcular a distribuição das cargas etc e projetar instalações num projeto. Está muito mais ligado a parte matematica.

Já o arquiteto é reponsavel por pensar no uso do espaço. Isso se refere ao conforto (termico, acustico, luminico, espacial), funcionalidade,  e estetica. Como as pessoas iram usar e se sentir dentro de um espaço projetado. é uma aplicação de uma analise social a ser aplicada em projetos que participarão da rotina das pessoas. Claro que pra isso é necessario um conhecimento previo de estruturas, desenho, materiais, orçamentos, topografia etc, por isso diz-se que arquitetura é uma profissao generalista.

Obviamente esses profissionais nao sao obrigados a se manterem dentro da caixa. Há muitos engenheiros que tem conhecimento das questoes de conforto e funcionalidade de espaço. Assim como há arquitetos especializados em estruturas e unem as duas formaçoes, um otimo exemplo disso é o Calatrava.

Mas em termos juridicos um precisa do outro, arquitetos nao assinam projetos de estruturas e engenheiros nao assinam as plantas de projeto espaciais.

Espero que ajude 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais