Buscar

Há diferença entre posse e propriedade?

💡 3 Respostas

User badge image

Ellen Lima

Sim. A propriedade é o direito que permite a um titular usar, gozar e dispor de certos bens, mesmo que não o possua diretamente. Já a posse implica no poder fático sobre a coisa (além de uma relação de titularidade), é “uma situação de fato, em que uma pessoa, que pode ou não ser a proprietária, exerce sobre uma coisa atos e poderes ostensivos, conservando-a e defendendo-a, exercitando sobre ela ingerência socioeconômica”. (ROSENVALD).

2
Dislike0
User badge image

Bruna Gonçalves Xavier

Sim. 

A propriedade refere-se ao domínio, tratando-se do direito. O proprietário é aquele que é, comprovadamente, o dono de uma coisa, e sobre essa coisa, tem a prerrogativa de utilizar todas as suas funções, aproveitar todos os benefícios, trocar ou vender, dando a destinação que julgar conveniente e reavê-la de quem quer que seja, conforme dispõe o art. 1228 do CC.

A posse é o poder de fato, enquanto você estiver com a coisa, conforme dispõe art. 1196 do CC. 

2
Dislike0
User badge image

Diva Barbosa Nunes

posse e propriedade trazem sentidos próprios e inconfundiveis a posse é o poder de fato, a propriedade é o poder de direito. E a posse, quando  juridicamente protegida, apresenta-se como a exteriorização do direito de propriedade, pois que, mesmo uma relação de fato, é ela que confere á pessoa a possibilidade de exercer  sobre a coisa córporea os atos do gozo, de uso ou de disposição, que lhe são atribuídos pelo direito de propriedade ou domínio. A posse é assegurada legalmente pelas ações possessórias; manutenção, reitegração, interdito proibitório e imissão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais