Buscar

Estudamos o conceito de carga formal e estruturas de ressonância, compreendendo a importância destes no estudo de ligações químicas.

Estudamos o conceito de carga formal e estruturas de ressonância, compreendendo a importância destes no estudo de ligações químicas. Assinale a alternativa a seguir que apresenta os valores da carga formal para os compostos: NH4+ e de uma estrutura de ressonância do CO32-.


💡 1 Resposta

User badge image

Jucelena Soares de Oliveira

Carga formal NH4+ = +1; Carga formal CO32- = -2/3

O primeiro passo para resolver a questão é escrever a estrutura de Lewis para a molécula ou o íon. Só então pode-se calcular as cargas formais. Para cada caso dos íons, a soma das cargas formais dos átomos equivale à carga do íon, sendo assim, para o íon NH4+ a carga forma é igual a +1 . No carbonato, que apresenta três estruturas de ressonância, a carga média sobre os átomos de O corresponde a -2/3.


3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais