Buscar

Pacto pela Vida

O Pacto pela Vida compõe uma das dimensões do Pacto pela Saúde, proposto pelo MS e aprovado pelo CNS em 2006. O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Exemplifique quais são as prioridades do Pacto pela Vida, as ações que devem ser adotadas no gerenciamento do cumprimento de cada prioridade do Pacto pela Vida e uma ação específica para cada prioridade.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Pacto pela Vida, como parte do Pacto pela Saúde, é um compromisso entre os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para priorizar ações que impactam a saúde da população brasileira. As prioridades do Pacto pela Vida são: 1. Redução da mortalidade materna e infantil: Para cumprir essa prioridade, é necessário fortalecer a atenção pré-natal, garantir o acesso a serviços de parto seguros e promover ações de cuidado à saúde da mulher e da criança. 2. Controle do câncer de colo de útero e de mama: Nesse caso, é importante implementar estratégias de prevenção, como a realização de exames de Papanicolau e mamografia, além de garantir o acesso ao diagnóstico e tratamento adequados. 3. Fortalecimento da vigilância em saúde: Para essa prioridade, é necessário investir na capacitação de profissionais de saúde, melhorar a coleta e análise de dados epidemiológicos, além de promover ações de prevenção e controle de doenças. 4. Promoção da saúde e redução dos riscos e agravos: Aqui, é fundamental desenvolver ações de promoção da saúde, como campanhas de vacinação, incentivo à prática de atividades físicas e alimentação saudável, além de implementar medidas de prevenção de doenças crônicas. 5. Fortalecimento da capacidade de resposta às emergências em saúde pública: Para essa prioridade, é necessário investir na estruturação de serviços de saúde de urgência e emergência, capacitar profissionais para atuação em situações de crise e promover a articulação entre os diferentes níveis de atenção à saúde. Essas são apenas algumas ações que podem ser adotadas para cada prioridade do Pacto pela Vida. É importante ressaltar que a implementação dessas ações requer o envolvimento e a colaboração de todos os gestores e profissionais de saúde, visando melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais