Buscar

O fato do Brasil constituir-se num Estado Federal traz alguma espécie de reflexo sobre a administração pública?

ADM

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Henrique Alves

Eu acredito que NO CASO DO BRASIL traz a corrupção, pois ela é como oxigênio, está em todos os lugares aquil. A federação ela é feita pra subdividir a administração, seria a união, e a subdivisão para os estados-membros e ainda os municípios, mas a medida que acontece isso, o dinheiro se espalha mais e passa por mais corruptos, onde acaba sofrendo os desvios....

 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Nathalia Masson ensina que, “quanto às esferas integrantes da federação, temos o federalismo de segundo e de terceiro grau. O primeiro, de segundo grau (ou bidimensional), é típico nessa forma de Estado que, para se constituir, somente precisa de uma ordem jurídica central (primeiro grau) e das ordens jurídicas regionais (segundo grau). Criado nos Estados Unidos da América, pátria do conceito de federação, é adotado na maioria das federações mundo afora.

No Brasil, a partir da Constituição de 1988, os Municípios foram alçados à categoria de entes federados, o que fez com que fosse somada às duas ordens já existentes (central - representada pela União; e regional - representada pelos Estados-membros) uma terceira: a local, instituída pelos Municípios, recém integrados à estrutura federativa. Nesse contexto, nosso federalismo é de terceiro grau (ou atípico ou tridimensional).”

A Constituição Federal, depois de optar por esse modelo de federalismo, repartiu as competências, administrativas e legislativas, entre os três níveis de entes federados. Quanto à repartição de competências, a professora afirma: “Na Constituição da República de 1988 temos um sistema de repartição de competências que prevê para cada ente atribuições próprias (particulares, que serão cumpridas isoladamente), mas também muitas tarefas comuns, que serão cumpridas por meio de colaboração recíproca entre as entidades federativas. O federalismo cooperativo está, pois, bastante acentuado no nosso atual documento constitucional.” (Manual de Direito Constitucional. 4ª ed. pgs. 501-503).

Além de possuírem atribuições próprias e compartilhadas, o que inegavelmente demanda uma cooperação entre as administrações dos entes políticos, o modelo de federalismo brasileiro também apresenta outros reflexos:

  • Quando versarem sobre uma mesma temática, as leis municipais devem observar as estaduais e federais.
  • Quando versarem sobre uma mesma temática, as leis estaduais devem observar as federais.
  • O teto remuneratório dos entes federativos apresenta vínculos indissociáveis. A título de exemplo, o subsídio dos Deputados Estaduais não pode superar 75% daquele estabelecido para os Deputados Federais. (art. 27, §2º, CF).
  • O número de parlamentares em cada ente também mantém relação com a quantidade do ente “maior”. Exemplo: O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze. (art. 27, caput, CF).

Art. 27. O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

§ 2º O subsídio dos Deputados Estaduais será fixado por lei de iniciativa da Assembléia Legislativa, na razão de, no máximo, setenta e cinco por cento daquele estabelecido, em espécie, para os Deputados Federais, observado o que dispõem os arts. 39, § 4º, 57, § 7º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais