Buscar

Descriminalização do uso de drogas.

Com  a argumentação de que cada cidadão tem direito de fazer o que bem entender de sua saúde, pô-la em risco, no caso da descriminalização do uso de drogas, conforme presidente do STF, estaria o Estado a abrir mão da tutela sobre a vida de seus cidadãos? Seria o caso da não obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, capacete até mesmo a permissão da eutanásia?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Augusto

Acredito que tais perguntas devem ser respondidas com cautela, visto que, usar como argumento, de que cada cidadão tem direito de fazer o que bem entender de sua saúde estaria colocando em risco um direito tutelado na Constituição, que é o Direito à vida.

É um assunto bastante discutido, principalmente por alguns dos Ministros do STF e que, infelizmente não se têm uma base teórica acerca de tal feito. Visto que, alguns são prós e outros contra. Para o Ministro Cardoso, por exemplo, a descriminalização das drogas no Brasil serviria como parâmetro para pôr um fim em uma parte da insegurança que assola a sociedade, já que, com a descriminalização o tráfico de drogas não mais existiria e como é sabido, o mesmo é responsável em grande peso para a gradatividade da violência.

3
Dislike0
User badge image

Diana Silva

Os países que descriminalizaram tiveram aumento no consumo, com consideráveis consequências sociais, inclusive na saúde publica. Nosso país não tem equipamentos de saúde suficientes para tratar os casos hoje existentes de abuso e dependência química, que dirá com aumento. Antes de se pensar em drogas, sua descriminalização e/ou regulamentação e legalização deveria se ter pensar e ter como foco políticas públicas suficientes a atender os graves problemas sociais, uma das causas do aumento do consumo. A quem interessa o aumento da dependência química? Uma doença que não tem cura e pode ser uma das consequências do uso e abuso das substâncias psicoativas, seja licita ou ilícita.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais