Buscar

Qual a função do centrossomo na célula e qual a sua composição?

Não encontrei nada muito explicativo sobre o centrossomo, alguém pode me indicar um material?

💡 6 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O centrossomo é uma estrutura de suma importância durante a mitose celular (um tipo de divisão celular), e se localiza no citoplasma próximo ao núcleo. Ele é constituído por um par de centríolos e tem a função de organizar as estruturas celulares quando ocorre algum tipo de separação ou a divisão das mesmas (centro organizador de microtúbulos). Além disso, os centrossomos podem ser encontrados no núcleo celular, e eles também auxiliam na organização interna da célula, fazendo com que ela funcione da maneira mais eficiente possível. Sendo assim uma outra função secundária que ele acaba tendo é a de regular a adesão celular, fazendo com que a célula aumente seu tamanho fazendo com que os tubos mitóticos fiquem mais organizados. Além disso o centrossomo tem um grande papel na polaridade celular pois ele faz com que o citoesqueleto fique regulado quando ocorre a migração celular.

2
Dislike0
User badge image

ANDREIA GOMES

O centrossoma é uma estrutura existente nas células animais e ausente nas células das plantas superiores, desempenhando uma importante função no processo de divisão celular. Pode ser observado na célula como uma pequena condensação citoplasmática, junto ao núcleo, no seio da qual estão localizados dois centríolos, dispostos perpendicularmente. A zona da célula ocupada pelo centrossoma é designada de região centrossómica.
No centrossoma, para além dos centríolos, pode ainda ser encontrada uma grande diversidade de proteínas, como tubulinas, quinesina, calmodulina, ATPases, RNA polimerases, centrina e centrofilinas.

3
Dislike0
User badge image

ANDREIA GOMES

O centrossoma atua como um centro organizador dos microtúbulos, funcionando como um ponto de ancoragem e de estabilização, a partir do qual estes elementos do citoesqueleto, que irão originar o fuso acromático, crescem por polimerização. Cada microtúbulo é formado por treze protofilamentos de tubulina e , tendo um diâmetro de 25 nm. O crescimento faz-se por adição de dímeros de tubulina numa das extremidades apresentando, por isso, polaridade de crescimento. 
Cada célula, antes do início do processo de divisão, possui apenas dois centríolos. Na interfase, a posição relativa dos cilindros altera-se e, junto a cada um, inicia-se a síntese de um procentríolo. Esta estrutura aumenta progressivamente de tamanho, pela polimerização de tubulinas, até que, no final da interfase, a célula apresenta dois centrossomas, cada qual com dois centríolos, na mesma região centrossómica. Com o início da fase de divisão, os centrossomas dirigem-se para polos opostos da células, onde vão atuar como as extremidades organizadoras dos microtúbulos do fuso acromático, sobre cujos filamentos os cromossomas se vão deslocar para formar dois novos núcleos, logo, duas novas células. Na metafase, os centrossomas podem já ser observados em lados opostos da célula, e, após a telófase e a conclusão da citocinese, com a formação de duas células independentes, cada uma destas células-filhas apresenta apenas um centrossoma, proveniente da célula-mãe.

2
Dislike0
User badge image

ANDREIA GOMES

 in Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. [consult. 2015-09-30 15:29:08]. Disponível na Internet: 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais