Buscar

CURTIR POR GENTILEZA

 10.

A compaixão por aquele que espera auxílio deturpa a clareza daquela que a oferece, inviabilizando a ajuda. Nesse sentido, Hellinger alerta que existe o perigo de que:


O amor dos alunos pelos seus pais, portanto, flui para eles pelo professor, que com essa postura os encoraja a amar a fonte e ir buscar nela a sua própria força.

A empatia sistêmica seja sentida como dura pelo cliente, principalmente por aqueles que fazem reivindicações infantis ao ajudante. Pelo contrário, aquele que procura uma solução, de maneira adulta, sente o procedimento sistêmico como uma libertação e uma fonte de força.

O professor quando vê os alunos também vê seus pais por detrás deles. Toma os pais das crianças para dentro de seu coração, independentemente de como sejam, pois, todos os pais são perfeitos, no seu papel de pais.

A pessoa que recebe essa intervenção se sente sufocada e ataca o salvador, entrando em um lugar de perpetrador/agressor, e o ajudante fica como coitado (vítima), lamenta, se queixa e começa a atacar também, assim, se transforma em perpetrador.