Buscar

Adg3 - Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas QUESTÃO 1 E 2

1)

Considerando a trajetória histórica da EJA no Brasil, o ano de 1925 é um marco, pois foi quando aconteceu a Reforma João Luiz Alves (conhecida por Lei Rocha Vaz), que possibilitou a criação das escolas noturnas para os adultos. Contudo, vale destacar que o inicio do atendimento à população jovem e adulta se deu através da ação dos movimentos populares e das campanhas de alfabetização, visando à superação do analfabetismo. É somente em 1988, com a Constituição Federal do Brasil que o direito à educação passa a ser entendido como um direito de todos, posteriormente regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/1996.

Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:

 

I – No decorrer do século XX, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) organizou campanhas de alfabetização destinadas aos adolescentes e adultos não alfabetizados visando o desenvolvimento do país e a superação do analfabetismo.

 

II – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN n.º 9.394/96) que a EJA é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria e deve incluir jovens e adultos no processo educacional garantindo-lhes o direito à educação.

 

III - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional direciona a EJA para aqueles não tiveram acesso aos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”, devendo dar oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do educando, os seus interesses e suas condições de vida e de trabalho.

 

Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:

Alternativas:

  • a)
  • I, II e III.
  • Alternativa assinalada
  • b)
  • II e III apenas.
  • c)
  • I e II apenas.
  • d)
  • I apenas.
  • e)
  • III apenas.

2)

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000), a Educação de Jovens e Adultos – EJA possui funções básicas denominadas: reparadora, equalizadora e qualificadora. Tais funções visam garantir uma oferta educacional de qualidade a jovens e adultos de forma a suprimir a ausência da educação formal a milhares de brasileiros, possibilitando a troca de experiências e saberes visando a melhoria de vida, corrigindo distorções e favorecendo a qualificação para o trabalho.

Tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (2000), julgue as afirmativas a seguir em (V) verdadeiras ou (F) falsas.

 

(  ) A função equalizadora visa o restabelecimento das mesmas oportunidades para os estudantes que se encontram em distorção série – idade.

 

(  ) As funções equalizadora, reparadora e qualificadora visam fortalecer a educação formal na idade própria, garantindo o direito à educação desde a infância.

 

(  ) A função qualificadora que visa possibilitar a apropriação, atualização e utilização de conhecimentos por toda a vida.

 

(  ) A função equalizadora visa o restabelecimento das mesmas oportunidades para os estudantes que se encontram em distorção série – idade.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas:

  • a)
  • V – V – F – F.
  • b)
  • F – V – V – V.
  • c)
  • V – V – F – V.
  • d)
  • V – F – V – V.
  • Alternativa assinalada
  • e)
  • V – V – V – F.


Quem quiser grupo de ajuda pedagogia U n o p a r ou A n h a n g u e r a 

falar com 11- 9 8 6 6 2 1 8 9 6 de 1, 2, 3 e 4 semestres!


💡 3 Respostas

User badge image

juliete

1-a)

I, II e III.


2-d)

V – F – V – V.


Quem quiser grupo de ajuda pedagogia U n o p a r ou A n h a n g u e r a 

falar com 11- 9 8 6 6 2 1 8 9 6 de 1, 2, 3 e 4 semestres!


1
Dislike0
User badge image

Diego Gaia

cade a 3 e a 4


0
Dislike0
User badge image

Elineuza Morais

3 Em 2000, o Conselho Nacional de Educação homologou a Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000, que estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Entre as orientações explicitou-se a necessidade dos cursos de EJA pautarem-se pela flexibilidade, tanto de currículo quanto de tempo e espaço, considerando a especificidade do público a qual a EJA é destinada.
Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos (BRASIL, 2000), analise as seguintes afirmativas:
 
I – As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos permite percursos individualizados e conteúdos significativos para os jovens e adultos.
 
II – As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos valoriza a realização de atividades e vivências socializadoras, culturais, recreativas e esportivas, geradoras de enriquecimento do percurso formativo dos estudantes.
 
III - As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos pontuam que a EJA deve agregar competências para o trabalho, promovendo a motivação e orientação permanente dos estudantes.
 
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:
Alternativas:

a)

I, II e III.

Alternativa assinalada

b)

II e III apenas.

c)

I e II apenas.

d)

I apenas.

e)

III apenas.

4)
A Constituição de 1988, em seu artigo 205, destaca que a educação é direito de todos e deve ser assumido como dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nesse sentido, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996, foi aprovada em 1996 visando regulamentar a Educação Nacional, apresentando uma nova estrutura para a Educação Básica no Brasil.
Considerando o papel da LDB na organização da educação nacional, analise as seguintes afirmativas:
 
I - Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
 
II – A Educação Profissional é uma modalidade educacional que se conecta com a Educação Básica, inclusive com a EJA - Educação de Jovens e Adultos.
 
III – A Educação Profissional via LDB 9394/96 é uma modalidade educacional obrigatória, visando a profissionalização na Educação Básica.
 
IV – A LDB nº 9394/1996 apresentou a Educação Profissional como uma modalidade educacional que se articula com o ensino fundamental e com o ensino médio.
 
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:
Alternativas:

a)

I, II e IV apenas.

Alternativa assinalada

b)

II, III e IV apenas.

c)

I, II e III apenas.

d)

I e II apenas.

e)

II e IV apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais