Buscar

pedagogia

A fim de exemplificar o poder do controle social, tomemos como elementos de investigação dois itens de extrema importância na produção da violência simbólica: o currículo oculto e o currículo visível. Faça a associação dos dois tipos de currículo com as explanações abaixo e assinale a alternativa que apresenta apenas as características do Currículo Oculto.

I- É aquele que não está prescrito; tem relação com as práticas subjetivas do espaço escolar, como comportamentos, normas, tratamento, ou seja, com a cultura escolar e como esta afeta o aluno.

II- Geralmente, ela se alterna entre positiva e negativa, dependendo dos fatores e das pessoas no cotidiano escolar; todavia, quando se apresenta como negativa, efetivamente produz resultados como constrangimento, insucesso escolar e, em último caso, evasão escolar.

III- É aquele que funciona num outro contexto de controle; é físico, amplo, nacional e falsamente intitulado como “neutro”, pois, se existe um propósito em sua produção, então não há neutralidade em sua formulação.

IV- A sua presença pode ser “sentida” em práticas cotidianas, como o mesmo tempo que é dado para fazer uma atividade entre crianças em tempos de fortalecimento da escrita diferentes, a ajuda solicitada que não acontece, o privilégio dado a alguns alunos que já são “fruto” da cultura superior presente na escola, o professor que não se ocupa em compreender por que parte da turma não acompanha o conteúdo — seja por dificuldade ou desconhecimento total do assunto — e, ainda, a normalização do estigma sobre alunos, permitindo que sejam excluídos dentro da escola, sem a tomada de qualquer atitude.

V- Nele são estabelecidas várias relações de poder teóricas e ideológicas sobre o que é relevante, segundo as forças e os grupos que o formulam, como o Estado, que necessita que ele seja uma ferramenta para transmitir os conhecimentos necessários de uma vida profissional.

VI- Os educadores, por outro lado, precisam que esse currículo seja uma pauta para a organização social e para a transmissão de conhecimentos superiores de modo instrumental (conteúdo) e cognitivo (valores) — uma retroalimentação do sistema.

  • Apenas os itens I, II e IV são características do currículo oculto.
  • Apenas os itens II, III e IV são características do currículo oculto.
  • Apenas os itens II, V e VI são características do currículo oculto.
  • Todos os itens são características do currículo oculto.


💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD


Sim, ter um currículo repleto é vital para qualquer profissional. Porém isso não é tudo, pois tem-se experiência e vivência, que são aspectos fundamentais, contudo não são avaliados diretamente em currículos
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais