Buscar

proponha soluções para o problema de falta de penetração na solda



Leia o texto a seguir, no qual os autores destacam as vantagens do uso de robôs em operações de soldagem:

Manipuladores robóticos evoluíram muito desde seu surgimento. Atualmente, os manipuladores robóticos são máquinas interessantes em termos de flexibilidade, programabilidade e precisão. Sistemas modernos de manufatura dependem cada vez mais de equipamentos automáticos, inclusive robôs manipuladores. Esta é uma escolha econômica baseada nas seguintes razões:

  1. Robôs manipuladores podem realizar tarefas industriais de forma similar a humanos, com qualidade pelo menos comparável, por períodos de tempo maiores.

  2. Manipuladores robóticos apresentam a melhor relação entre “custos de produção” e “volume de produção” para volumes de produção pequenos e médios [...]. De fato, considerando as condições atuais do mercado (alta competitividade, produtos definidos, em parte, pelos clientes, produtos com ciclos de vida curtos, demanda crescente por melhor qualidade a preços menores, etc.), as empresas operam baseadas em pedidos e nunca arriscam produzir grandes estoques (além dos estoques de segurança necessários), o que mantém a produção em pequena ou média escala.

  3. Manipuladores robóticos são máquinas flexíveis únicas (principalmente devido à programação) que podem ser adaptadas para realizar tarefas muito diferentes. Consequentemente, eles são adequados para serem usados com setups de fabricação que precisam de mudanças frequentes, o que é fundamental para responder às mudanças do mercado ou para introdução de novos produtos (PIRES; LOUREIRO; BÖLMSJO, 2006, p. 17).

 

Ao longo deste estudo, vimos como os processos de soldagem são classificados, as formas de energia necessárias para que a soldagem aconteça e algumas características do arco elétrico — uma das principais fontes de calor para soldagem por fusão.

Considere o texto acima e os conteúdos estudados neste material, especialmente no que diz respeito ao arco elétrico e a como as alterações em parâmetros de polaridade, tipo de corrente, tensão e corrente de soldagem afetam o resultado final da junta. Imagine, então, a seguinte situação hipotética.

Uma certa indústria produz rotores de bombas dragas (figura a seguir). No portfólio da empresa, existem cerca de 90 modelos diferentes desses rotores, e todos são produzidos, sob pedido, na mesma linha de produção.

Para o modelo de rotor dessa figura, as pás são de aço SAE 5160 (aço-liga), e o disco é de aço SAE 1045 (aço-carbono). A solda entre o disco e a palheta é feita por um robô, com um processo GMAW. O gás de proteção usado é o CO2. A operação é realizada em corrente contínua de 125 A com polaridade direta e tensão de 24 V, com a velocidade de deslocamento de 7 m/min. A peça fica posicionada sobre um suporte inclinado a 45°, com as palhetas alinhadas horizontalmente, e o bocal fica posicionado verticalmente sobre a junta. 

Ocorre que, na maioria das peças, não acontece uma boa penetração da solda, e as palhetas acabam se soltando durante a operação. 

Usando os conhecimentos adquiridos ao longo deste estudo, assim como o texto acima, proponha soluções para o problema de falta de penetração. Seria recomendável trocar a operação robotizada pela operação manual ou o tipo de processo de soldagem? Os parâmetros da operação (gás de proteção, tensão, corrente etc.) estão adequados? Justifique suas respostas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais