Buscar

processo legislativo: faça a diferenciação entre lei complementar, lei ordinária, e emenda constitucional.

💡 5 Respostas

User badge image

Dandara Alves

  1. LEI COMPLEMENTAR: exigida em matérias específicas da Constituição.
  2. LEI ORDINÁRIA: exigida de modo residual, nos casos em que não houver a expressa exigência de lei complementar.
  3. A Emenda Constitucional, tem por objetivo permitir modificações pontuais na Constituição, sem a necessidade de abolir toda a Carta Magna vigente e construir uma Constituição inteiramente nova.
3
Dislike0
User badge image

Lucas Stevanelli Valério

LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL

 

CONVENÇÃO E/OU TRATADO: acordo multilateral entre nações, de alcance global e força jurídica vinculante, que expressa o consenso havido entre os atores negociantes e cujo cumprimento é obrigatório para os países signatários e que ratificam o instrumento no seu sistema jurídico nacional. No Brasil, as convenções e tratados de direitos humanos podem assumir caráter de norma constitucional no ordenamento brasileiro, nos termos da Emenda Constitucional 45/04, desde que tenham sido aprovados pelo Congresso Nacional com quorum qualificado de 3/5 nos dois turnos das duas casas.

DECLARAÇÃO E/OU RECOMENDAÇÃO: São documentos que demonstram o reconhecimento internacional de direitos que devem ser garantidos. Eles apontam diretrizes a serem incorporadas pelos países signatários, mas não possuem força vinculante ou coercitiva, sendo seu cumprimento por estes países facultativo.

 

LEGISLAÇÃO NACIONAL

 

CONSTITUIÇÃO FEDERAL: Norma máxima do Direito Brasileiro. Define os direitos fundamentais dos cidadãos e dispõe sobre a organização do Estado. É ela quem delineia o próprio ordenamento jurídico. As disposições contrárias à Constituição podem ser invalidadas judicialmente.

EMENDA CONSTITUCIONAL: Instrumento que altera o texto da Constituição.

LEI COMPLEMENTAR: Normativo que complementa disposições da Constituição, criando, extinguindo ou modificando direitos. A própria Constituição define quais as matérias a serem reguladas por Lei Complementar, que para ser aprovada necessita de um quorum qualificado, qual seja, o voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional.

LEI ORDINÁRIA: Normativo que cria, extingue ou modifica direitos de todas as naturezas, sem necessariamente complementar a Constituição, não podendo, no entanto, ser contrária a ela. São aquelas que integram o chamado processo legislativo comum, podendo ser de iniciativa dos chefes do poder executivo, dos parlamentares e ainda dos cidadãos[1]. Se para determinada matéria a Constituição não exige Lei Complementar, então ela será regulada por Lei Ordinária, que é aprovada pelo voto da maioria simples do Congresso Nacional.

MEDIDA PROVISÓRIA: Texto expedido pelo Presidente da República, em casos de relevância e urgência, que possuem força de Lei Ordinária. As Medidas Provisórias promulgadas após 11.09.2001 vigoraram apenas por 60 dias, prorrogáveis por mais 60, perdendo, após este prazo sua eficácia se não convertidas em Lei pelo Congresso Nacional. As promulgadas antes de 11.09.2001 possuem validade até serem expressamente revogadas pelo Congresso Nacional.

DECRETO: Normativo de iniciativa dos chefes do Poder Executivo que serve para regulamentar e aclarar as disposições legais. O Decreto serve para explicar o conteúdo das leis não podendo ultrapassar as disposições legais, criando, modificando ou extinguindo qualquer direito.

RESOLUÇÃO: Expressão das deliberações dos órgãos colegiais. Geralmente os Conselhos de Políticas Públicas no Brasil publicam suas deliberações sob esta forma.

PORTARIA e INSTRUÇÃO NORMATIVA: Fórmula pela qual autoridades dirigem-se a seus subordinados, transmitindo decisões de efeito interno, quer com relação ao andamento das atividades que lhe são afetas, à vida funcional de servidores ou, até mesmo, à abertura de processos administrativos.

PARECER: Manifestação técnica, que pode ser redigida por qualquer autoridade.

NORMA TÉCNICA: Documento que impõe regras, diretrizes ou características para atividades, serviços e produtos. No Brasil são comumente editados pela associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

[1] Conforme artigo 61 da Constituição Federal Brasileira: “A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional. ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição. (...) § 2º A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles”..

 

Fonte: http://www.maisdiferencas.org.br/glossario.htm

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Artigo 59 da Constituição Federal traz os tipos de normas que compreendem a elaboração do processo legislativo, que são: emendas à Constituição; leis complementares; leis ordinárias; leis delegadas; medidas provisórias; decretos legislativos e resoluções.


A explicação de lei complementar, lei ordinária, e emenda constitucional segue abaixo:

  • Lei complementar: como o próprio nome já induz, é a lei que complementa a constituição, seja explicando, adicionado ou completando. Também serve para intensificar a discussão da lei por parte dos congressistas;

  • Lei ordinária: Edita normas gerais e abstratas. O que a Constituição Federal não determinou por lei, será tratado por uma lei ordinária;

  • Emenda Constitucional: É a alteração da norma feita Constituição Federal de um Estado.


Assim, a diferenciação entre lei complementar, lei ordinária, e emenda constitucional é que uma complementa, outra edita o que não foi determinado e a outra altera a lei respectivamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais