Buscar

O que é Fato Gerador no Direito Tributário?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana

Há situações que ocorrem no mundo dos fatos.

A lei descreve alguns fatos que se ocorreram geram a obrigação tributária.

O fato gerador, como o próprio nome diz, é o fato que gera a obrigação tributária, é um fato que ocorreu no mundo dos fatos  e que está descrito na lei, gerando, portanto a obrigação tributária.

veja " É o fato gerador que gera a obrigação tributária, para que como tal, possa ser imposta ao contribuinte, porém para ser cobrada deve ocorrer a subsunção, ou seja, o fato ocorrido deve se enquadrar rigorosamente dentro dos termos da lei, tendo o fato que estar previsto como hipótese de incidência tributária.http://jus.com.br/artigos/34225/fato-gerador

Fato gerador:  fato que se praticar, previsto na lei tributária vai gerar uma obrigação tributária.

quando o fato se adequa ao que está descrito na lei , dizemos que ocorreu a subsunção:a perfeita adequação do conceito do fato ao conceito da lei.

o fato gerador pode mudar dependeno da obrigação tributária, segundo o CTN, o fato gerador da obrigação principal é uma situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência. 

E o fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação, que na forma da legislação aplicável, impõe a pratica ou abstenção do ato que não configure a obrigação principal. (art. 115, CTN)

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Fato gerador abstrato é a hipótese de incidência tributária. Refere-se àquele fato previsto em lei. Determina hipoteticamente os sujeitos da obrigação tributária, sue conteúdo material, local e momento de nascimento.

Fato gerador concreto é o fato imponível.  Refere-se àquele fato concreto que ocorreu no mundo real e se enquadra rigorosamente na previsão legal.

Não é suficiente, para o direito, a previsão legal de determinadas situações. É necessária a ocorrência do fato abstratamente previsto na legislação para que se possa tributar. É preciso que se verifique a ocorrência do fato gerador da obrigação (artigo 116 do CTN). 

Ocorrido o fato gerador, aplicar-se-á a lei e haverá o nascimento da obrigação tributária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais