Buscar

Como age o sistema renina-angiotensina-aldosterona no controle da pressão arterial?

💡 2 Respostas

User badge image

Jonatas

A pressão arterial é regulada pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona. Esse sistema é ativado quando a pressão arterial cai abaixo de um certo nível. A renina é uma enzima que é secretada pelos rins quando a pressão arterial cai. A renina ativa a angiotensina, que é uma hormona que constri as artérias e aumenta a pressão arterial. A aldosterona é uma hormona que é secretada pelos rins quando a pressão arterial aumenta. A aldosterona aumenta a reabsorção de sódio e água pelos rins, o que aumenta a pressão arterial.

0
Dislike0
User badge image

Dandara Ramos

Quando se tem queda da pressão arterial, ocorre todo o evento.

O fígado produz a angiotensina.
Quando os rins não estão sendo nutridos como deveria, o mesmo libera a renina que ao entrar em contato com o angiotensina I, é convertido em angiotensina II pelos pulmões e rins.

A angiotensina II tem efeitos importantes como a reabsorção de água nos túbulos renais, liberação do hormônio aldosterona e vasoconstrição para compensar a pressão.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais